O que aconteceu no último capítulo de ‘Vale tudo’?
Capítulo final teve casamento, lançamento de livro e prisão domiciliar de casal
compartilhe
SIGA

Depois de meses de reviravoltas, segredos e dilemas morais, “Vale tudo” chega ao fim nesta sexta-feira (17/10), em um capítulo de 1h10 de duração. A edição final foi concluída poucas horas antes da exibição, em clima de sigilo total, para evitar vazamentos sobre o destino dos personagens.
A novela, que conquistou o público ao discutir ética, ambição e as contradições do Brasil contemporâneo, encerrou sua trajetória misturando emoção, humor e crítica social — marcas registradas do autor Gilberto Braga, adaptadas para a nova geração.
Marco Aurélio e Leila: o império da trapaça chega ao fim
O casal de vilões Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Leila (Carolina Dieckmann) viu seu castelo de mentiras ruir. Depois da tentativa frustrada de fuga em um jatinho particular, os dois foram surpreendidos pela Polícia Federal.
“É melhor ser preso do que morrer”, repete Leila, antes de ser algemada. Na delegacia, Marco Aurélio tenta negociar com seu advogado a libertação de Leila, mas o profissional avisa: ela usará tornozeleira eletrônica.
Já em casa, a vilã recebe a visita de Ivan (Renato Góes) e do filho, Bruno, que, constrangido, comenta ter visto as notícias sobre os pais na TV. Ao fim da conversa, decidem que o garoto ficará com o pai e Raquel (Taís Araújo) por um tempo — um gesto de recomeço em meio ao caos.
A loira usa uma bolsa de grife para armazenar a tornozeleira. Marco Aurélio fica preso por mais tempo, mas finge estar doente para deixar a cadeia. Juntos, o casal fica em prisão domiciliar.
Maria de Fátima: o destino é agro
Fiel à sua ambição e ironia, Maria de Fátima (Bella Campos) não desapontou o público. Após pedir demissão da padaria, ela cruza o caminho de um fazendeiro rico, que chega de chapéu e carrão.
“Acabei de pedir demissão, mas como o pessoal é lento, eu vou te atender”, diz ela, antes de oferecer uma água — e deixar o número de telefone com um beijo no ar.
Em outra cena, pronta para o encontro, ela se olha no espelho e repete seu novo mantra: “Seu futuro é agro, meu amor.” Além do dinheiro, Fátima oficializa a doação do filho para Raquel. Maria de Fátima entregou Salvadorzinho para a mãe. "Não nasci para essa vida de ônibus e salário mínimo", disse ela, antes de deixar a mansão de Raquel.
Raquel e Ivan: amor, ética e esperança
A protagonista Raquel (Taís Araújo) termina sua trajetória no auge. Sua empresa, Paladar, não só se recuperou do golpe de Odete como superou as expectativas. Ao lado do sócio Poliana (Mateus Nachtergale), ela anuncia um programa de participação nos lucros para os funcionários — ao som de “Quem tem um amigo (tem tudo)”, de Emicida.
Ivan, agora escritor, dedica-se a um livro sobre corrupção no Brasil, fruto de suas experiências na TCA. Os dois se casam em uma cerimônia cheia de romance.
Poliana e Marieta: amor e autodescoberta
Com a Paladar de vento em popa, Poliana é procurado por uma das maiores revistas de empreendedorismo do país. Em casa, ele agradece à companheira Marieta (Cacá Ottoni) e reflete sobre sua trajetória: “Tudo que me aconteceu foi resultado do meu encontro com alguém. Descobri quem eu sou com essas trocas — com Raquel, com Gilda, com Pascoal. Agora tô aprendendo que tudo bem ser reconhecido pelo que você faz. Isso foi você que me ensinou.”
Logo em seguida, ele faz o pedido que encantou o público: “Marieta, você quer vir morar aqui?”
Ela aceita, selando uma história de afeto e amadurecimento.
Laís e Cecília: o amor vence
Laís (Lorena Lima) e Cecília (Lorena Lima) finalmente se casam. A cerimônia, realizada na pousada administrada pelas duas, foi marcada por emoção, simplicidade e representatividade — um final feliz que arrancou aplausos nas redes sociais.
Reflexão sobre o Brasil
No último diálogo forte da trama, Bartolomeu (Luís Melho) conversa com o filho Ivan sobre o futuro do país. “A gente nasceu no melhor país do mundo. O Brasil é bom em muita coisa — não só em natureza e recursos. Exporta futebol, música, arte. Mas o brasileiro precisa voltar a estudar o Brasil e se orgulhar do país em que vive. Mais educação. Não dá mais pra ser o país do futuro. Está na hora de ser o país do presente”, disse.
Heleninha
Heleninha (Paolla Oliveira) conseguiu um habeas corpus para deixar a cadeia após ter sido acusada pela morte de Odete.
Solange e Afonso
Os dois aparecem juntos, com os filhos, na praia, citando todos os problemas que já passaram.
"É, Afonso. A gente conseguiu. Não é incrível isso? Não teve Maria de Fátima, Odete Roitman, viagem para a Espanha. Nada separou a gente", disse Solange (Alice Wegmann).
Afonso (Humberto Carrão) se declara para a amada. Sardinha chega logo fazendo festa para as crianças.
Daniela e Luciano
Os dois aparecem pela primeira vez na cena do casamento de Raquel, com Daniela (Jessica Marques) grávida e Luciano (Licínio Januário) preocupado;
André e Aldeíde
Os dois também aparecem no capítulo no casamento de Raquel (Karine Teles), com Aldeíde emocionada, ao lado de André (Breno Ferreira).
Vasco e Lucimar
Vasco (Thiago Martins) e Lucimar (Ingrid Gaigher) aparecem juntos e felizes no casamento.
Quem matou Odete?
Foi Marco Aurélio quem matou a vilã (Debora Bloch). Momentos antes do tiro fatal, ela contou que Heleninha tentou matá-la. Em um flashback, o vilão lembrou o dia da morte de Odete. Ele entrou no quarto do Copacabana Palace após Heleninha (Paolla Oliveira) atirar em Odete e errar o alvo.
Ao perceber a oportunidade, ele segura a arma de Heleninha com um guardanapo, para pegar a arma com as digitais da ex-mulher. Ele então dá o tiro certeiro.
Mas a última cena revela que a vilã foi socorrida depois do tiro. Ela termina a novela fugindo de helicóptero. "Au revoir, Brasil. Odete Roitman sempre volta", diz ela na última cena da novela.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia