CINEMA

'O agente secreto' vence o prêmio no Lumière, na França

Filme de Kleber Mendonça Filho, protagonizado por Wagner Moura, foi eleito melhor coprodução internacional pela Académie des Lumières

Publicidade
Carregando...

"O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, recebeu o prêmio de melhor coprodução internacional no prêmio Lumière, na França, neste domingo.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A premiação é organizada pela Académie des Lumières, composta por correspondentes da imprensa internacional de 38 países.

Wagner Moura diz que ‘O agente secreto’ nasceu da reação à era Bolsonaro

"O Estrangeiro", de François Ozon, foi o destaque da noite, levando os prêmios de melhor filme, melhor ator, para Benjamin Voisin, e melhor fotografia.

"Nouvelle Vague," de Richard Linklater, conquistou dois prêmios -melhor direção para o cineasta americano e revelação masculina para Guillaume Marbeck.

"O Agente Secreto" também disputa dez categorias no International Cinephile Society Awards. A premiação anual promovida pela Sociedade Internacional de Cinéfilos (ICS) recebe votos de críticos e jornalistas. Os resultados da 23ª edição do evento serão divulgados no dia 8 de fevereiro.

O longa, que já ganhou duas estatuetas no Globo de Ouro, também está cotado para o Oscar.

 


A votação anônima para indicações ao Oscar foi encerrada nesta sexta (16), às 22h no horário de Brasília. Segundo a revista Variety, a disputa pela estatueta dourada está muito mais imprevisível do que o consenso dos especialistas sugere. O anúncio dos indicados acontece na quinta (22), a partir das 10h30, e pode ser acompanhado pelo site oficial da premiação, além das plataformas de streaming Hulu e Disney+.

 

As produções internacionais enfrentam divisão de votos e isso pode enfraquecer títulos elogiados. É o caso dos filmes norueguês "Valor Sentimental", brasileiro "O Agente Secreto", sul-coreano "No Other Choice" e francês "Foi Apenas um Acidente", que também querem disputar a categoria de melhor filme.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

De acordo com a Variety, a categoria de melhor ator parece estar aberta entre Timothée Chalamet, por "Marty Supreme", Leonardo DiCaprio, por "Uma Batalha Após a Outra", Ethan Hawke, por "Blue Moon", Michael B. Jordan, por "Pecadores", Wagner Moura, por "O Agente Secreto", Jesse Plemons, por "Bugônia", e uma possível surpresa: Joel Edgerton, por "Sonhos de Trem".

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay