Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
'O morro dos ventos uivantes' vira delírio erótico em nova versão-lugardafinancas.com
CINEMA

'O morro dos ventos uivantes' vira delírio erótico em nova versão

Cineasta britânica Emerald Fennel assume liberdade criativa na adaptação do clássico de Emily Bronte, com Margot Robbie e Jacob Elordi nos papéis principais

Publicidade
Carregando...

Deve ser o filme mais controverso do ano. Com estreia mundial nesta quinta-feira (12/2), às vésperas do Dia dos Namorados em países como Estados Unidos e Reino Unido, Emerald Fennell apresenta sua versão de “O morro dos ventos uivantes”, clássico de Emily Brontë.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Divulgado como uma trama livremente inspirada na “maior história de amor de todos os tempos”, o longa funciona – desde que não seja encarado como uma adaptação fiel da obra original.

Diretora do polêmico “Saltburn”, conhecido pela cena em que um personagem lambe o ralo da banheira atrás de vestígios do homem que deseja, Fennell realiza aqui uma leitura mais erótica e carnal do clássico de Brontë.

Em entrevistas, a diretora contou que leu o romance pela primeira vez aos 14 anos e que a história a marcou profundamente. O que quis fazer agora, segundo diz, foi recuperar a sensação daquela primeira leitura.

O romance é movido por uma relação quase simbiótica entre Catherine (Margot Robbie) e Heathcliff (Jacob Elordi). Ele é adotado ainda criança pelo pai dela, que decide criá-lo depois de encontrá-lo sozinho durante uma caminhada.

Cathy resolve dar a ele o nome do filho morto da família. Os dois crescem juntos, mas Heathcliff logo é rebaixado a criado da casa e passa a sofrer agressões e humilhações. A exclusão molda o homem ranzinza e taciturno que ele se torna na vida adulta.

O burburinho ao redor do filme começou com a escalação do australiano Jacob Elordi para interpretar Heathcliff. Elordi, que já trabalhou com Fennell em “Saltburn” e atualmente disputa o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante com “Frankenstein”, em que vive a criatura, foi alvo de críticas, assim que o nome foi anunciado.

No romance de 1847, Heathcliff é descrito como um cigano de pele escura, em alguns trechos mestiço, de olhos negros e cabelos cacheados. A aparência é impedimento central à relação amorosa entre ele e Catherine.

Fennell rebateu as críticas dizendo que Elordi se parecia exatamente com a ilustração do Heathcliff da edição que leu na adolescência. Ela afirma que queria fazer algo que a fizesse sentir como se sentiu quando leu o livro pela primeira vez.

Os diálogos, por outro lado, se mantêm como os originais em grande parte do filme. Segundo a diretora, o texto de Brontë é insuperável e não havia porque alterá-lo.

Visualmente, o filme é grandioso. Os planos abertos foram gravados em Yorkshire, condado na Inglaterra onde Emily Brontë viveu. Para dar o tom fantasmagórico do romance gótico, há névoa, vento e muita chuva.

A escalação de Jacob Elordi como Heathcliff, originalmente cigano, gerou controvérsia
A escalação de Jacob Elordi como Heathcliff, personagem originalmente cigano, gerou controvérsia Warner/Divulgação


Adaptações e fusões


A adaptação se concentra na primeira metade do romance. Alguns personagens foram excluídos e outros fundidos em um só, como o pai e o irmão de Catherine. A iluminação é baixa e quase sempre vem de feixes que atravessam as janelas ou de velas e lareiras acesas.


No início do filme, Margot Robbie surge como uma Cathy teimosa e ingênua. O visual da atriz praticamente inalterado para a personagem guarda ecos da Barbie que ela viveu no longa de Greta Gerwig, mas, à medida que a história avança, a atriz se distancia dessa imagem e passa a convencer como a personagem.


Elordi, por outro lado, não alcança totalmente o Heathcliff descrito por Brontë – rude, selvagem e de temperamento terrível. O visual tenta exalar aspereza, mas ainda há algo de galã que enfraquece a brutalidade do personagem.

Mesmo apaixonada por Heathcliff, a protagonista entende que, caso se case com ele, os dois estariam condenados à miséria. Por isso decide se casar com o vizinho rico, Edgar Linton.

Depois de um período na casa dos Linton, Cathy retorna transformada. Os cabelos antes indomáveis aparecem mais alinhados, a postura é contida e as roupas – luxuosas – demonstram a tentativa de se encaixar no novo status social.

Fennell explicita o desejo que, no livro, ficava apenas nas entrelinhas. Aqui, o erotismo é tátil. Há cenas de sexo, closes em costas suadas, claras de ovo atravessada por lentos toques de dedos.

O romance funciona como um bom “slow burn”. É o tipo de história em que o amor se constrói devagar, com tensão, olhares, aproximações e afastamentos. No caso de Cathy e Heathcliff, o sentimento opera como uma corrente invisível. Mesmo separados, continuam presos um ao outro.

Nos outros trabalhos, Fennell já foi acusada de priorizar estilo sobre conteúdo. Talvez seja esse o seu cinema. Não é uma adaptação definitiva, mas um delírio sedutor e envolvente sobre um amor que jamais soube ser saudável.


“O MORRO DOS VENTOS UIVANTES”
(EUA, 2026, 136 minutos). Direção: Emerald Fennell. Com Margot Robbie, Jacob Elordi, Owen Cooper, Hong Chau, Shazad Latif e Alison Oliver.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

• Estreia nesta quinta (11/2). em salas das redes Cineart, Cinesercla, Cinemark e Cinépolis, no UNA Cine Belas Artes e no Centro Cultural Unimed BH-Minas.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay