Os versos otimistas de Tom Zé em “Vai (menina amanhã de manhã)”, canção lançada em 1972, serviram de ponto de partida para o espetáculo "Felicidade". A ideia de que “a felicidade vai desabar sobre os homens” guia a peça que chega a Belo Horizonte, após estrear em São Paulo.

Com texto do cartunista Caco Galhardo e direção de Dani Angelotti, o espetáculo será apresentado hoje a amanhã (7 e 8/2), no Sesc Palladium, depois de 26 sessões na capital paulista para cerca de 15 mil espectadores.

A partir do questionamento sobre o que ocorreria se a felicidade desabasse sobre as pessoas, a peça acompanha a trajetória de uma jornalista que, sem explicação aparente, acorda tomada por felicidade inexplicável.

A transformação repentina passa a causar estranhamento nas pessoas com quem ela convive – de sua mãe ao chefe no jornal.

Histórias em quadrinhos

A dinâmica do texto de "Felicidade" se inspira na linguagem das tirinhas. “A escrita do Caco tem o ritmo das histórias em quadrinhos, que são muito dinâmicas, pois precisam contar tudo em poucos quadros. Isso traz uma certa métrica para a linguagem da peça”, explica a diretora.

A proximidade com a música, presente na canção que inspirou o espetáculo, levou Dani a imaginar um texto conectado à trilha sonora, o que resultou no convite a Zeca Baleiro para assinar a direção musical.

Além de compor a trilha, Baleiro entra em cena. Interpreta uma espécie de anjo, que provoca reviravoltas na história. “Ele é um pouco responsável por essa felicidade”, adianta a diretora.

Protagonizada por Martha Nowill, a peça conta ainda com Eduardo Estrela, Luisa Micheletti, Nilton Bicudo e Willians Mezzacapa no elenco, além da percussionista Layla Silva.

Todas as músicas foram compostas para a peça, com exceção da canção de Tom Zé . “A gente diz que está fazendo teatro musical brasileiro”, define Dani.

Tom Zé, de 89 anos, acompanhou de perto todo o processo de criação. Foi à estreia em São Paulo, ganhou homenagem da equipe e colabora com participação em áudio. É dele o texto para o programa de "Felicidade".

De acordo com Dani Angelotti, o público será convidado a repensar o conceito de felicidade, com direito "a reviravolta surpreendente no final."

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia


"FELICIDADE"


Peça de Carlos Galhardo. Direção: Dani Angelotti. Com Martha Nowill, Zeca Baleiro, Eduardo Estrela, Luisa Micheletti, Nilton Bicudo, Willians Mezzacapa e Layla Silva. Neste sábado (7/2), às 20h, e domingo (8/2), às 18h, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Inteira: R$ 160 (plateia 1) e R$ 140 (plateia 2), com meia na forma da lei. Vendas on-line na plataforma Sympla.

compartilhe