Depois de quatro anos, o Guia Michelin está de volta ao Brasil com tudo o que tem direito. O prêmio francês, que distribui de uma a três estrelas para restaurantes de todo o mundo, suspendeu as avaliações no país no fim de 2020, durante a pandemia. O anúncio da nova lista, na noite desta segunda-feira (20/05), no Rio de Janeiro, poderá ser assistida ao vivo pela internet.
A cerimônia será a partir das 19h, nos salões do hotel Copacabana Palace, e reunirá chefs e donos de restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo cotados para entrar na aclamada lista. A expectativa é de que algumas casas entrem pela primeira vez no Guia Michelin e outras mantenham suas estrelas.
Leia mais
Em função da suspensão das visitas dos chamados inspetores anônimos no país, os restaurantes das duas cidades permaneceram com as estrelas conquistadas em 2020. Atualmente, o Brasil tem 13 casas listadas no Guia Michelin, nenhuma com três estrelas, a pontuação máxima (veja a lista de 2023 no fim da matéria).
Uma estrela é concedida a restaurantes com “cozinha de alta qualidade que vale uma parada”. Recebem duas estrelas lugares com “cozinha excelente que vale a pena fazer um desvio”. Já as três estrelas são entregues aos que tem “cozinha excepcional que vale uma viagem especial”.
Além de distribuir as estrelas, a cerimônia vai apontar os selecionados na categoria Bib Gourmand, que reconhece “restaurantes de boa qualidade e bom preço”, e os prêmios especiais da edição 2024.
Ao vivo
A entrega da premiação será transmitida ao vivo, a partir das 19h, pelo canal do Youtube do Guia Michelin.
O guia
O primeiro Guia Michelin foi lançado em 1900 pela empresa de pneus Michelin e, ao longo dos anos, tornou-se referência em indicar as melhores experiências gastronômicas do mundo. Inspetores especializados e anônimos avaliaram os restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo. A equipe segue a metodologia do Guia Michelin, que se baseia na avaliação coletiva da qualidade da cozinha, considerando cinco critérios: qualidade dos produtos, harmonia dos sabores, domínio das técnicas culinárias, personalidade da cozinha e consistência ao longo do tempo e através do menu como um todo.
Lançado pela primeira vez em 2015 no Brasil (leia-se Rio de Janeiro e São Paulo), o Guia Michelin suspendeu as avaliações em 2020. O retorno foi anunciado em agosto do ano passado, quando os trabalhos foram reiniciados.
Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro tem sido palco das mais importantes cerimônias de premiação da gastronomia. Em novembro do ano passado, recebeu a premiação do Latin America's 50 Best Restaurants e, naquela ocasião, já anunciou que sediaria a edição de 2024.
Nesta segunda-feira, ganha todos os holofotes com o anúncio dos restaurantes estrelados em seu próprio território e em São Paulo. Segundo a Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, já estão confirmadas mais duas edições das avaliações do Guia Michelin no Brasil (2025 e 2026).
Os estrelados
2 estrelas
D.O.M. (SP)
Oro (RJ)
Oteque (RJ)
1 estrela
Cipriani (RJ)
Evvai (SP)
Huto (SP)
Jun Sakamoto (SP)
Kan Suke (SP)
Kinoshita (SP)
Lasai (RJ)
Maní (SP)
Mee (RJ)
Picchi (SP)
Serviço
Cerimônia do Guia Michelin
Data: segunda-feira (20/05)
Horário: a partir das 19h
Onde assistir: transmissão ao vivo pelo YouTube
Data: segunda-feira (20/05)
Horário: a partir das 19h
Onde assistir: transmissão ao vivo pelo YouTube