FORA DA DIETA

Do fígado ao tofu: os alimentos que a Geração Z quer banir do prato

Fígado, queijo azul e anchovas lideram a lista dos mais odiados por jovens entre 18 e 27 anos

Publicidade
Carregando...

A Geração Z está modificando diversos hábitos, incluindo o da alimentação. É o que mostra um levantamento feito por Fred Sirieix, maître d'hôtel e personalidade da TV britânica, e pela marca de queijos plant-based Boursin. A pesquisa listou 10 pratos que correm o risco de desaparecer por causa da rejeição dos jovens. 

O estudo ouviu 2 mil adultos britânicos entre 18 e 27 anos. Para 35% deles, o fígado é o pior alimento. Em seguida, aparecem o queijo azul (32%), as anchovas (30%) e a morcela ou chouriço de sangue (29%).

Outros itens como camarões (26%), pato (25%), tofu (23%), cogumelos (23%), azeitonas (23%) e até queijo vegetal (21%) também estão entre os “cancelados” pela geração. Para Siriex, a rejeição vem de uma mistura de preconceitos e falta de disposição para experimentar novos sabores.

“Há um mundo inteiro de sabores esperando para ser explorado se você for corajoso o suficiente”, afirmou Sirieix. A pesquisa mostrou ainda que seis em cada dez britânicos dizem não gostar de certos alimentos mesmo sem nunca tê-los provado.

Confira o ranking completo dos alimentos que a Geração Z mais evita

  1. Fígado – 35%
  2. Queijo azul (como gorgonzola) – 32%
  3. Anchovas – 30%
  4. Morcela (chouriço de sangue) – 29%
  5. Camarão – 26%
  6. Pato – 25%
  7. Tofu – 23%
  8. Cogumelos – 23%
  9. Azeitonas – 23%
  10. Queijo vegetal (plant-based) – 21%

Essa resistência tem reflexo direto no futuro da culinária tradicional do Reino Unido. Uma outra pesquisa, realizada pela fabricante de eletrodomésticos Ninja, combinou dados de entrevistas e buscas online para prever que pratos icônicos britânicos podem “desaparecer” nos próximos cinco anos, ou seja, que vão cair em desuso em menus de restaurantes e em cardápios feitos em casa. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Entre eles estão:

  • Linguiça Glamorgan - uma linguiça vegetariana tradicional galesa cujos principais ingredientes são queijo, alho-poró e farinha de rosca. Prevista para desaparecer até novembro de 2025;
  • Tatws pum munud - um ensopado galês feito com bacon defumado, caldo, batatas e outros vegetais. Previsto para desaparecer antes do Natal de 2025;
  • Pan haggerty - um prato assado da Escócia que leva batatas, cebolas, queijo e, às vezes, um pouco de repolho. Pode sumir no verão de 2026;
  • Torta de carneiro - uma torta inglesa de carne coberta com purê de batata, que é uma espécie de “escondidinho”. Em risco de extinção até junho de 2027.

Tópicos relacionados:

culinaria gastronomia reino-unido-

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay