Brasileiros usam o Instagram para ver informações sobre os restaurantes, fotos dos pratos e vídeos do preparos - (crédito: FreePik)
crédito: FreePik
Se antes as dicas de amigos e familiares eram determinantes na hora de escolher um restaurante, hoje o algoritmo do Instagram fala mais alto. Levantamento da Brazil Panels & Behavior Insights, empresa de pesquisa de mercado comportamental que ouviu mais de 2.500 pessoas em todo o país com diferentes faixas etárias, revelou que 70,2% dos brasileiros já visitaram um restaurante por terem visto fotos ou vídeos dele na rede social. O dado consolida a plataforma como o principal influenciador de consumo gastronômico no país, superando até as recomendações pessoais, que impactam 53,1% das decisões.
Apesar da força do digital, o sabor ainda manda. Para 38,2% dos entrevistados, a qualidade dos pratos segue sendo o critério mais importante na hora de escolher onde comer. Na sequência, aparecem preço (23%) e atendimento (17,1%).
“A pesquisa valida que, apesar da crescente diversidade de opções, a essência do negócio gastronômico – que é a qualidade do que é servido – permanece insubstituível para o consumidor brasileiro”, afirma Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels & Behavior Insights.
O Instagram funciona como uma espécie de vitrine digital. A plataforma é hoje a principal fonte de busca por informações sobre restaurantes (69%), com fotos de pratos (38,2%) e vídeos de preparo (23,5%) liderando o interesse dos usuários.
O levantamento também mapeou os hábitos de consumo alimentar dos brasileiros. Para a maioria, ir a restaurantes ainda é um evento esporádico: 31% dizem comer fora algumas vezes por mês, enquanto 39,5% fazem isso raramente. Nesse cenário, o delivery reina absoluto, com destaque para o iFood (61,4%) e os aplicativos próprios dos estabelecimentos (35%).
Quanto aos pratos preferidos, pizza(63,9%) e churrasco(61,9%) lideram com folga. Já culinárias como a japonesa(33,2%) e chinesa(30,4%) ainda enfrentam certa resistência entre os consumidores.
A ilha ainda tem uma rica cultura que remonta a milhares de anos, incluindo vários sítios arqueológicos, como Dalt Vila (foto), cidade velha que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO; Sa Caleta, um assentamento fenício do século VIII a.C. e Cueva de la Luz, uma caverna conhecida por suas pinturas rupestres pré-históricas.
flickr erwin@jetcamp.com
Pacha: Esta discoteca é uma das mais famosas do mundo e existe há mais de 50 anos.
wikimedia commons Danny Wade
Hï Ibiza: Este clube é conhecido por sua produção de última geração e sistema de som moderno.
wikimedia commons Malagalabombonera
Ushuaïa: Este clube é conhecido por suas festas a céu aberto, shows e DJs internacionais renomados;
flickr Doriano Jaroudi
Ibiza também é conhecida por sua vibrante vida noturna. A ilha tem uma grande variedade de bares, clubes e discotecas. Alguns desses locais mais populares são:
453169 por Pixabay
O lugar é conhecido por suas belas praias, vida noturna vibrante e rica cultura. Algumas das praias mais populares são: Platja d'en Bossa, Ses Salines, Cala Benirras e Cala Conta (foto).
wikimedia commons stavros1
O restaurante fica localizado na badalada ilha de Ibiza, uma badalada ilha do Mar Mediterrâneo, que faz parte das Ilhas Baleares, na Espanha.
Michael Tomlinson Unsplash
A experiência Sublimotion também inclui apresentações de entretenimento ao vivo, com números de música, dança e acrobacias.
reprodução instagram
O menu do Sublimotion muda sazonalmente e apresenta uma variedade de pratos criativos e inovadores. Os pratos são preparados com os ingredientes mais frescos e da mais alta qualidade.
Divulgação Sublimotion
Isso cria uma experiência imersiva, colocando os clientes em uma jornada por campos, praias, ambientes subaquáticos com águas-vivas, e até o Polo Norte.
reprodução instagram
Os hóspedes são recebidos em um lounge futurista antes de serem levados à sala de jantar, que é toda equipada com projetores de última geração, alto-falantes e sistemas de iluminação.
Divulgação Sublimotion
A sala de jantar do Sublimotion é uma sala de projeção personalizada com capacidade para apenas 12 pessoas.
reprodução instagram
Desde que abriu suas portas, o restaurante tem sido um ponto de encontro para celebridades internacionais que buscam experiências exclusivas.
reprodução instagram
Contando com um investimento significativo, a equipe pôde trabalhar em várias plataformas ao mesmo tempo, combinando arte visual, efeitos especiais e comunicação.
reprodução instagram
O conceito do Sublimotion foi criado em 2012, no estúdio de Paco Roncero, em colaboração com a empresa Vega Factory, especialistas em eventos.
reprodução instagram
O Sublimotion promete levar os clientes a um universo totalmente novo, combinando culinária tradicional com criatividade.
Divulgação Sublimotion
Para garantir tudo isso, a equipe do restaurante trabalhou lado a lado com chefs, engenheiros, cenógrafos, ilusionistas, arquitetos e roteiristas durante dois anos.
reprodução instagram
Uma das propostas do restaurante é proporcionar uma experiência gastronômica diferenciada e multissensorial, combinando arte, tecnologia, bons pratos e entretenimento.
reprodução instagram
O lugar ganhou status de exclusividade extrema pois abre para funcionamento apenas no verão espanhol, ou seja, durante três meses do ano.
reprodução instagram
Além de contar com uma culinária sofisticada, o restaurante oferece um show com efeitos visuais, laser e projeções imersivas.
reprodução instagram
Mais precisamente, ele fica localizado no Hard Rock Hotel Ibiza e ganhou prestígio com a presença do renomado chef Paco Roncero. O restaurante tem duas estrelas Michelin.
reprodução instagram
Inaugurado em 2014, o restaurante se chama Sublimotion e fica na ilha de Ibiza, na Espanha.
reprodução instagram
Localizado em um dos arquipélagos mais badalados da Europa, o restaurante mais caro do mundo tem um menu com 20 etapas e pode chegar a custar quase R$12 mil por pessoa!
reprodução instagram
Na hora de ir a um restaurante, os brasileiros não se importam em investir mais por uma boa experiência. Segundo o estudo, 32,4% estão dispostos a gastar até R$ 100 por pessoa, e 25,2% afirmam que não veem problema em percorrer longas distâncias para comer bem.