
Mais de 30 pessoas são presas em ação contra garimpo ilegal em Minas
Na operação em Diamantina, foram apreendidos 10 detectores de metais, além de equipamentos como pás, enxadas, picaretas, peneiras e bateias
compartilhe
Siga noEncontrar mais integrante de grupo de garimpo ilegal, descoberto em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, é um dos objetivos da operação “Oro de Tolo”. A ação conjunta é realizada nesta quinta-feira (7/12) pela Polícia Militar de Meio Ambiente, 14ª Região de Polícia Militar (RPM), Comando de Aviação do Estado (Comave), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Polícia Federal. A operação resultou na prisão de 31 pessoas, além da apreensão de vasto maquinário.
As Investigações começaram há uma semana, quando foi detectado o primeiro indício de garimpo ilegal. A partir daí, foi montada a operação, desencadeada nesta quinta. No total, foram empenhados 60 policiais militares.
23/09/2023 - 03:55 Garimpo ilegal avança 35 mil/ha só em 2022; saiba a razão 12/09/2023 - 15:25 PM desmonta garimpo ilegal dentro de reserva ambiental da mineradora Vale 22/06/2023 - 11:31 Ministério da Defesa vai combater garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami
Com o auxílio de drones e do helicóptero Pegasus, foram apreendidos 10 detectores de metais, uma arma de fogo calibre 22, um rádio de comunicação, além de equipamentos como pás, enxadas, picaretas, peneiras e bateias.
Segundo o tenente-coronel Flávio Santiago, o crime cometido é de usurpação do solo, que é federal. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Polícia Federal.
Ainda de acordo com o militar, o primeiro objetivo, identificar e efetuar a prisão de pessoas que atuam ilegalmente na área de garimpo, além de apreender equipamentos, drogas, armas e outros ilícitos envolvidos na atividade, foi atingido. Os presos e todo o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal.