
Motorista de Porsche envolvido em acidente pode ir a Júri Popular
Empresário Rodrigo Rodrigues Andrade Chiatti, de 32 anos, está preso no Ceresp Gameleira e teve a prisão convertida em preventiva
compartilhe
Siga noO empresário Rodrigo Rodrigues Andrade Chiatti, de 32 anos, que teve a prisão em flagrante convertida para preventiva após se envolver em um acidente na madrugada de segunda-feira (11/12), na Avenida Barão Homem de Melo, em Belo Horizonte, pode acabar indo a Júri Popular. Ele conduzia um veículo Porsche e estava acompanhado do amigo Cayke Pelegrino Tavares, também de 32 anos, que morreu no local.
Em decisão proferida no fim da tarde, a juíza Barbara Heliodora Quaresma Bomfim relata que – como “foi adequada a imputação para homicídio doloso (quando se assume a intenção de matar)” – declina da competência. Com isso, a magistrada da Central de Inquéritos Policiais determinou a remessa dos autos para um dos juízos do Tribunal do Júri da capital. Rodrigo Chiatti está preso no Ceresp Gameleira, em BH.
11/12/2023 - 10:31 Motorista de Porsche que capotou na Barão se recusou a fazer teste do bafômetro 11/12/2023 - 17:06 Motorista do Porsche dirigia sem habilitação há 12 anos 11/12/2023 - 19:39 Motorista de Porsche tem alta do hospital e é levado para prisão em BH
Anteriormente, ele havia sido indiciado por homicídio culposo qualificado, com o agravante de estar embriagado e com a habilitação cassada. Porém, durante a audiência de custódia na manhã desta terça-feira (12/12), a juíza Juliana Miranda Pagano, da Vara de Execuções Penais, acatou o entendimento do Ministério Público de que o empresário deveria responder na modalidade dolosa do crime.
Logo, segundo a magistrada, foi “necessária a readequação da tipificação penal, visando ao reconhecimento da figura do dolo eventual no caso em apreço, tendo em vista as circunstâncias e elementos probatórios constantes dos autos”.
Rodrigo Chiatti dirigia sem habilitação há 12 anos, conforme informou a Polícia Civil durante coletiva à imprensa nessa segunda-feira. O delegado Marcos Pimenta explicou que o motorista entrou com processo de primeira habilitação em 2011 e obteve uma permissão para dirigir, com validade de um ano. Durante esse período, porém, o motorista tomou uma multa gravíssima. Como consequência, não pôde tirar a habilitação definitiva.
Leia também: Motorista da Porsche tem prisão preventiva decretada e vai responder por homicídio doloso
Após o acidente, Chiatti se recusou a fazer o teste do bafômetro. O amigo dele, que estava no banco do passageiro, foi ejetado do carro e parou a 20 metros do veículo, morrendo ainda no local. Câmeras de segurança registraram o momento do acidente. Veja: