
Dengue em BH: prefeitura realiza mais uma ação de combate a doença em Venda Nova
Equipes do Controle de Zoonoses aplicaram inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) nas moradias do bairro Minas Caixa nesta terça
compartilhe
Siga noA Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou, na manhã desta terça-feira (5/3), mais uma ação de combate à dengue na Região de Venda Nova. Equipes do Controle de Zoonoses aplicaram inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como “fumacê”, nas casas do bairro Minas Caixa.
Até o momento, cerca de 18 mil residências receberam a aplicação do inseticida na capital. O objetivo é controlar a propagação de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, já na fase adulta.
05/03/2024 - 07:24 Regional de BH tem quase 50% de chuva esperada para março 05/03/2024 - 09:35 Tempo em MG: veja a previsão para esta terça (5/3) 05/03/2024 - 11:52 América Latina vive surto de dengue com focos na Argentina e Paraguai
O inseticida é aplicado pelos agentes em pontos específicos das moradias, como garagens e quintais. Isso favorece o uso mais eficaz do produto, já que de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), quase 87% dos focos do mosquito estão nas casas.
Nos dias que antecedem a ação, os agentes percorrem a área onde haverá aplicação do UBV para informar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados, como tampar alimentos e manter portas e janelas dos imóveis abertas.
A escolha da regional é feita com base em uma avaliação técnica. Conforme o último balanço da PBH, Venda Nova é a região com mais casos suspeitos, chegando a 7.283. De acordo com o balanço divulgado pela PBH nesta terça (5), a capital tem 52.657 casos prováveis de dengue, sendo 9.959 confirmados. Ao todo, 12 óbitos foram confirmados pela doença.