
Estrada de Ferro Vitória a Minas recebe 34 novos vagões de passageiros
A partir desta semana, as composições começam a operar com os novos carros de passageiros
compartilhe
Siga noBelo Horizonte está em uma das pontas da única ferrovia do Brasil a operar um trem de passageiros de longa distância diariamente: trata-se da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga a capital mineira a Cariacica, no Espírito Santo. A partir desta semana, as composições que percorrem os 664 quilômetros dessa rota começarão a operar com 34 novos vagões de passageiros, que prometem tornar o trajeto, que dura 13 horas e meia, mais confortável.
- BH: escolas municipais retornam nesta quarta-feira (5/2)
- Privatizaçao prevê duplicação de apenas 24,2 quilômetros da BR-251
- Indígenas plantam e recuperam 150 hectares de mata atlântica em Minas
De acordo com a mineradora Vale, operadora da Estrada de Ferro Vitória a Minas, os novos carros de passageiros começam a circular em fase de testes no trajeto regular, de modo intercalado com a frota atual. De acordo com a empresa, o objetivo é avaliar a performance operacional desses vagões durante o atendimento aos usuários.
João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, explica que a atualização das composições resultará em maior bem-estar para os usuários. "Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem passageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade", diz.
-
05/02/2025 - 15:16 Deslizamento de terra interdita rodovia no Sul de MG; veja rota alternativa -
05/02/2025 - 17:16 Carnaval BH: mais de 100 blocos são capacitados contra importunação sexual -
05/02/2025 - 17:38 MG: infestação de pulgas leva universidade a suspender atividades
A nova composição inclui classes executiva e econômica, serviço de alimentação, além de acessibilidade com elevador e espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida. Todos os vagões são climatizados e equipados com tomadas para dispositivos eletrônicos, monitores de vídeo para entretenimento e detectores de fumaça.
A Vale informou ainda que está realizando estudos para ampliar a quantidade de viagens nos meses de alta temporada, a partir de 2026. O formato dessa operação, incluindo horários e pontos de parada, porém, ainda não está definido.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia