NOVO PROJETO

Câmara recebe projeto para construção do primeiro campus do IFMG em BH

A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de educação pública e promover o crescimento socioeconômico na Região do Barreiro

Publicidade
Carregando...

A Prefeitura de Belo Horizonte encaminhou nesta terça-feira (15/7) à Câmara Municipal o projeto de lei que cria a Operação Urbana Simplificada (OUS), medida necessária para permitir a construção do primeiro campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) na capital. A proposta, assinada pelo prefeito Álvaro Damião, foi apresentada durante uma reunião com o reitor do Instituto, Rafael Bastos Teixeira, o presidente da Câmara, Juliano Lopes, e vereadores da Região do Barreiro, onde a unidade será implantada.  

A proposta, que já começa a tramitar na Casa, busca ampliar o acesso à educação pública de qualidade e promover o desenvolvimento econômico e social de uma das regiões mais populosas da cidade. 

Segundo o prefeito, o novo campus será o maior do estado e poderá servir de referência nacional. "O Instituto Federal é um sonho que agora chega ao Barreiro, em um espaço muito bem localizado. Teremos o maior Instituto Federal do estado e que será modelo para ser replicado no Brasil inteiro”, afirmou Álvaro Damião. O presidente da Câmara, vereador Juliano Lopes, assegurou agilidade na tramitação do projeto e prevê que o projeto pode ser aprovado em um prazo de 30 dias.

Júlio Cesar, conselheiro de cultura, no Conselho Municipal de Política Cultural (COMUC/SMC) e morador do Barreiro há 53 anos, disse ao EM que os líderes comunitários na região ainda não foram comunicados sobre o projeto. Ele alegou ter algumas dúvidas e preocupações sobre a novidade.

"Tenho algumas preocupações com o novo local, em relação à logística e ao transporte usado pelos estudantes e trabalhadores do IFMG. A questão ambiental também me preocupa, pois ainda não tenho noção de como será o projeto na área de reserva ambiental. A segurança também, porque o lugar é mais afastado e não tem uma boa iluminação pública. Neste local funciona ainda o Movimento dos Escoteiros, então, eles precisariam de uma realocação", diz.

Por outro lado, Hérika Jardim, diretora de Gestão de Adultos no Grupo Escoteiro 107, não se sente preocupada em relação à nova estrutura: "Estamos cientes da chegada do IFMG à área da Reserva ecológica, onde realizamos, desde 1999, as atividades do Grupo Escoteiro 107 GEVIT com crianças e jovens de 6 anos e meio a 22 anos. Desde o início do processo, houve uma preocupação por parte do grupo, especialmente quando, em um primeiro momento, foi cogitada nossa desocupação do espaço".

"Hoje, estamos tranquilos quanto à continuidade do Movimento Escoteiro e a permanência do nosso Grupo 107 Gevit. Fomos informados de que o espaço será resguardado para que possamos seguir com as atividades escoteiras, que atendem mais de 300 famílias", finaliza Hérika.

O campus será construído na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia, na Região do Barreiro, em um terreno público pouco utilizado. A OUS-IFMG também determina condições voltadas para a melhoria da região, como o compromisso do governo federal com a manutenção da área verde do local. 

O projeto pretende transformar o espaço em um polo de formação técnica e superior, com foco nos eixos de Meio Ambiente e Saúde. Serão ofertados cursos de técnico em Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Dietética, Radiologia e Cuidado de Idosos, entre outros. Todos gratuitos.  

Quando o campus estiver operando com sua capacidade máxima, a expectativa é de chegue a mais de 1,5 mil vagas. Para ingressar nos cursos técnicos ou superiores, os interessados poderão entrar por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além dos processos seletivos próprios da instituição, como o vestibular e o exame de seleção, realizados duas vezes por ano. 

Todas as despesas relacionadas à construção do campus, incluindo a obtenção das autorizações legais necessárias para as obras, assim como a manutenção, conservação e preservação do imóvel, estando a cessão definitiva do terreno vinculada ao uso educacional da área, serão de responsabilidade do IFMG.

O campus da capital será o 18° da instituição no estado e implementará o Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG, que contempla práticas esportivas, atividades culturais, físicas e de lazer voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade interna e externa.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A instituição busca desenvolver programas de extensão nas áreas de saúde e meio ambiente, com o objetivo de integrar teoria e prática, aproximando o conhecimento acadêmico das necessidades concretas da população e do território.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay