Houve recuo no número de celulares roubados e furtados em Minas Gerais em 2024, mostra a edição mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada nesta quinta-feira (24). O estado seguiu a tendência nacional de queda. Em 2023, foram 57.985 crimes do tipo registrados, ante 50.711 no ano passado, uma diminuição de 12,5%.

Apesar da queda nacional e estadual, o anuário ressalta um ponto chave para frear esse tipo de delito: a recuperação dos aparelhos pela polícia ainda é baixa.

"Se os dados de ocorrências de furtos e roubos sinalizam para uma queda de registros, o que é sim uma boa notícia, o número de registros de recuperação de celulares pela polícia e devolução para seus legítimos proprietários oscila bastante e parece indicar limitações na capacidade de processamento e investigação de tais casos pelo Poder Público", informa

Para efeito de comparação, em Minas, apenas 12% dos aparelhos roubados e furtados foram recuperados em 2024.

O estado, porém, não registra quantos desses itens foram devolvidos às respectivas vítimas efetivamente. Esse índice se manteve estável em relação a 2023, quando 11,5% dos aparelhos foram recuperados.

compartilhe