Motoqueiros

Câmara Municipal de BH revoga título de capital nacional do "grau"

Vereadores cassam título concedido à capital mineira em 2022, por meio de um PL aprovado pelo próprio legislativo

Publicidade
Carregando...

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) revogou a lei que deu à cidade o título de Capital Nacional do Esporte Wheeling, conhecido como “grau”, que consiste em fazer manobras com a moto empinada


O projeto que cassou o título foi aprovado em segundo turno, nesta segunda-feira (11/08), por 31 a oito votos. Ele foi concedido por meio de um outro projeto de lei aprovado pela própria CMBH, em 2022. 


O autor do projeto, vereador Sargento Jalyson (PL), afirma que após a entrada em vigor da lei houve, desde 2022,  uma "explosão de registros" da prática de grau nas vias públicas, o que é proibido pelo Código Nacional de Trânsito.  Conforme dados apresentados pelo parlamentar, em 2019 a Polícia Militar havia registrado três ocorrências de "rolezinho do grau", nome dado à prática irregular da atividade em via pública. Em 2020, teriam sido 21 ocorrências; em 2021, 9; e no ano de aprovação da lei, 2022, houve 18 registros.

Contrário à cassação do título, o vereador Edmar Branco (PCdoB) afirmou que a lei que declara BH como a capital nacional do grau "não tem relação com a prática de crimes", e defendeu a fiscalização para coibir a realização do esporte em vias públicas. “A gente precisa fortalecer a fiscalização, o esporte e a juventude. Se não tem espaço específico, vamos criar espaço específico pra fazer grau. Acabar com a data não vai resolver o problema”, afirmou. 

Para a vereadora Juhlia Santos (Psol), retirar o título de Belo Horizonte de “Capital de Nacional do Grau” vai descredibilizar a prática esportiva e não vai solucionar o problema causado pelo grau em locais inadequados. De acordo com a parlamentar, é necessário garantir fiscalização pela Polícia Militar para que o esporte não seja praticado em locais impróprios, como vias públicas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

  

O PL segue agora para sanção do prefeito Álvaro Damião (União Brasil).

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay