Nos 218 dias de 2025 foram registradas 20 mortes no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas penitenciárias e presídios mineiros ocorreram 63 mortes no mesmo período, sendo que o da Grande BH lidera a trágica estatística.
Segundo a Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública, a vítima é Wanderson Reis dos Santos, de 43 anos, que foi encontrado por policiais penais deitado em sua cama, mas não respondia aos chamados.
O Samu foi acionado e os médicos constataram a morte, mas a causa ainda é desconhecida. A perícia da Polícia Civil foi acionada na manhã desta quarta-feira (6/8) para apurar a morte de Wanderson. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Não foram identificados sinais aparentes de agressão na vítima.
Wanderson foi admitido no Presídio Inspetor José Martinho Drummond em 2 de fevereiro deste ano. Ele tinha problemas de saúde e, por isso, passava por acompanhamento por parte da equipe multidisciplinar da unidade.
O detento tinha passagens pelo sistema prisional desde 1º de novembro de 2009. A direção da unidade informa que instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias da morte.
Os 13 presos que dividiam a cela com Wanderson serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar. As investigações no âmbito criminal estão a cargo da Polícia Civil.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia