A batida de frente de uma van contra um VW T-Cross e resultou em quatro mortos e 16 feridos, no fim da noite de sábado (09/08). A van transportava fiéis que voltavam de um culto em Uberlândia (MG), no Triângulo.

A colisão ocorreu por volta de 23h, na altura do KM181 da rodovia MG-452, na zona rural de Uberlândia. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) um dos mortos estava no VW T-Cross. Morreram também o motorista da van, uma criança e a mãe dela. 

 

Dos 16 feridos, nove foram atendidos no Pronto-Socorro da Universidade Federal de Uberlândia (Medicina); cinco na UAI Tibery; e dois na UAI Pampulha. 

Imagem aérea do acidente entre a van de religiosos e o carro de passeio mostra o panorama do desastre e do socorro

CBMMG
 

"Ao chegarmos, foi instalado o sistema de triagem START (Simple Triage and Rapid Treatment), resultando no atendimento a um total de 16 vítimas, além de 4 vítimas fatais". Os corpos foram mantidos no local até a chegada da Perícia Técnica, informou o CBMMG. 

Segundo a corporação, atuaram no atendimento de forma integrada diversas agências e isso possibilitou uma maior eficiência no cuidado aos feridos.

O acidente ponto a ponto

  • Fiéis deixam igreja no Bairro Morumbi, em Uberlândia;
  • Seguiram à noite para viagem de 83km até Nova Ponte;
  • Por volta de 23h, a van dos fiéis se chocou contra T-Cross na MG-452;
  • Bombeiros e socorristas resgataram 16 pessoas feridas;
  • Um ocupante do T-Cross morreu preso às ferragens;
  • Na van morreram o motorista, uma criança e a mãe dela.

A energia do impacto foi tamanha que a van teve a terça parte frontal destroçada e o VW T-Cross tombou de lado com a frente destruída. 

Carro T-Cross teve sua frente destruída. Um ocupante morreu preso às ferragens do veículo

CBMMG

Os dois veículos foram parar entre o acostamento e a pista de rolamento de sentidos opostos, a cerca de 20 metros um do outro.

Os destroços ficaram espalhados na pista, em meio a mochilas, roupas e calçados das vítimas.

Como foi o resgate?

Para a operação de resgate, o CBMMG isolou a área e precisou erguer pontos de iluminação para as ações noturnas. Equipes de atendimento médico trabalharam lado a lado com socorristas que retiravam as vítimsa dos veículos e do solo.

Tapetes foram estendidos no asfalto para que as ferramentas pneumáticas, instrumentos de corte e desencarceramento pudessem ficar à disposição da seleção dos bombeiros.

"Após o término do atendimento pré-hospitalar, as equipes de salvamento permaneceram no local para, após a liberação da perícia (Polícia Civil), realizarem o desencarceramento de três das quatro vítimas fatais", informou o CBMMG.

Estavam presos às ferragens dos veículos a pessoa que morreu no T-Cross e o motorista e a mãe, que estavam na van. O filho da mulher encontrava-se fora da van no momento da chegada das equipes. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia 

"Segundo informações de um dos envolvidos, após saírem de uma igreja no Bairro Morumbi, em Uberlândia, (os fiéis na van se) deslocavam para a cidade de Nova Ponte (83 km). Na batida, os veículos foram arremessados para as extremidades da pista de rolamento", relatou o CBMMG.

compartilhe