Cadastro de blocos para o Carnaval de BH 2026 é aberto
Abertura antecipada é bem avaliada pela associação de blocos; folia na capital mineira acontecerá entre o dia 31 de janeiro e 22 de fevereiro
compartilhe
Siga noO cadastramento de blocos de Carnaval de 2026 em Belo Horizonte abriu nesta segunda-feira (8/9), conforme anunciado pela Prefeitura de BH (PBH) nas redes sociais. Interessados podem realizar a inscrição pelo site da prefeitura de BH até o dia 10 de outubro. A folia está programada para 31 de janeiro a 22 de fevereiro.
A abertura do prazo de cadastro ocorre cerca de um mês antes do que o do ano passado, que foi entre 14 de outubro a 5 de novembro. A antecipação é bem avaliada pela Liga Belorizontina de Blocos Carnavalescos, que acredita colaborar com a organização. Segundo a presidente da associação, Polly Paixão, eles ficaram sabendo do prazo apenas hoje pela manhã.
Leia Mais
“Estamos cientes e ficamos bem aliviados com a antecedência. Tudo que é feito com antecedência, colabora com a organização”, disse.
De acordo com a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, a proposta é que a folia de 2026 seja mais segura, inclusiva e planejada tanto para moradores quanto turistas. Por isso, o adiantamento do cadastro neste ano.
"Estamos antecipando o período de cadastramento para que os blocos possam se organizar com calma, esclarecer dúvidas e se inscrever de forma tranquila e bem organizada”, diz.
“Estamos temerosos com a promessa do prefeito em trazer grandes atrações como prometeu no fim do Carnaval deste ano. É importante ele conhecer um pouco mais da história dos blocos de rua, saber a dificuldade que temos para conseguir patrocínio, e o quanto essa vinda de ‘forasteiros’ pode nos prejudicar”, reforça Paixão.
De acordo com ela, a vinda de atrações de renome pode acabar com o formato democrático do Carnaval de BH, que, segundo a presidente da Liga, é “o maior motivo do sucesso”.
Motivo da preocupação
No dia 4 de março, o bloco “Pipoquinha do Alok”, que teve como tema "Liberte o Seu Melhor", saiu próximo ao Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH, e seguiu em direção à Praça Sete, levando uma multidão e causando problemas.
Em determinado momento, foliões que estavam espremidos e acompanhavam o cortejo do bloco invadiram o parque. Depois de dezenas de pessoas pularem as grades, a Guarda Civil Municipal abriu os portões e liberou a entrada.
Muitos foliões passaram mal e precisaram ser retirados do meio do tumulto. Uma pessoa foi carregada por cima das grades do parque.
Carnaval de BH 2025
Entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março deste ano, foram realizados 460 cortejos em BH, recorde do carnaval de BH, segundo balanço divulgado pela prefeitura. Do total, 99 desfiles foram realizados pela primeira vez. A Belotur contemplou 105 blocos, com investimento total de R$2,99 milhões, a partir de editais de auxílio financeiro.
Conforme o levantamento, os desfiles tiveram participação somada de cerca de 6,05 milhões de foliões, e o carnaval movimentou R$ 1,2 bilhão na economia local, gerando mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
O que é necessário informar no cadastro?
- Data
- Horário
- Trajeto
- Tipo de equipamento de som utilizado
Para que serve o registro?
As informações obtidas no cadastramento auxiliam no planejamento do evento junto a outros órgãos públicos, pois prevê demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. O registro também é requisito para a inscrição no Edital de Auxílio Financeiro, que será publicado em breve, segundo a PBH.
Os blocos de rua que já desfilaram em outras edições poderão cadastrar até dois desfiles e os estreantes, somente um. Dentre os requisitos, está o limite de seis horas para cada desfile, levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento, e o trajeto dos cortejos, que não pode passar por áreas com risco de alagamento, áreas hospitalares e os acessos a elas, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas e viadutos.
Palestra pública on-line
Uma palestra pública, voltada aos representantes dos blocos, será realizada no dia 30 de setembro, às 19h, de forma virtual. A reunião, promovida pela Belotur, servirá para orientar o processo de cadastramento.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A Belotur também criou um guia informativo sobre as normas e etapas do cadastro e sobre o auxílio financeiro. O material está disponível dentro do site de cadastramento. Outras dúvidas podem ser enviadas por e-mail ([email protected]) ou respondidas na palestra pública.