TERRA DOS DINOSSAUROS

Encontrado em Minas dente de animal que viveu há mais de 80 milhões de anos

Achado nesta sexta-feira (26) fortalece potencial científico de Uberaba, no Triângulo Mineiro

Publicidade
Carregando...

Um achado que valoriza ainda mais Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro, como "terra dos dinossauros" – um reconhecimento internacional que fortalece pesquisas científicas e mostra o potencial do município. Foi encontrado nesta sexta-feira (26), no loteamento Residencial Maria da Glória, um dente de dinossauro carnívoro.

A área fica próxima à penitenciária na saída do município. Segundo o professor Luiz Carlos Borges Ribeiro, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e um dos coordenadores do Uberaba Geoparque Mundial da Unesco, trata-se de um animal que viveu entre 80 milhões e 83 milhões de anos atrás. A parte visível do dente tem 2,5 centímetros.

Borges Ribeiro apontou o crescimento no número de descobertas. "Até dezembro, o território de Uberaba tinha 36 sítios de ocorrências fossilíferas (fósseis), sendo 23 na mancha urbana e na zona de expansão e 13 na área rural. A partir de dois novos programas de monitoramento paleontológico, feitos pela Geopac Consultoria Ambiental, esse número foi acrescido de mais dois sítios. Assim, passamos a ter 25 Sítios urbanos e 13 rurais", disse o pesquisador. 

Uberaba se destaca como a cidade brasileira com o maior número de salvamentos paleontológicos do país, "só perdendo para o estado do Rio Grande do Sul e para o Brasil como um todo". Em resumo, a cidade do Triângulo Mineiro se consolida "como o maior sítio paleontológico urbano no Brasil, graças às políticas públicas de geoconservação adotadas pela Prefeitura de Uberaba, com apoio do Ministério Público de Minas Gerais".

O professor destaca o empenho do promotor de Justiça, Carlos Alberto Valera, embaixador da Geoconservação do Patrimônio Paleontológico do Brasil, da equipe técnica do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (UFTM) e da Agência Nacional de Mineração (ANM). "Eu me sinto muito orgulhoso em estar participando deste que é, sem dúvida, o mais importante movimento de proteção do patrimônio paleontológico do Brasil".

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Na avaliação do pesquisador e coordenador do Geoparque, o novo Zoneamento Paleontológico em Uberaba permitirá que os números de salvamentos paleontológicos sejam potencializados "a um nível nunca visto" na história dos programas ambientais de investigação, monitoramento e salvamento paleontológico. "Um caso único no planeta, um exemplo transcendente de geoconservação em nível mundial", ressalta.

Tópicos relacionados:

animal

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay