Subiu para 31 o número de feridos no grave acidente na BR-040, em Juiz de Fora (MG), Zona da Mata. A colisão entre um ônibus municipal da linha 743, que atende o distrito de Toledos, e um coletivo da Viação Cometa, na tarde desta sexta-feira (5/9), deixou ainda quatro mortos, segundo balanço do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O acidente ocorreu na altura do km 779 da rodovia, na saída da cidade em direção a Belo Horizonte, próximo ao Distrito Industrial. Depois de ser atingido na traseira pelo ônibus de viagem, o coletivo urbano tombou, arremessando passageiros pela pista.

Pelo menos dez vítimas permanecem em estado grave, segundo os bombeiros.

Diante da gravidade da ocorrência, o Hospital de Pronto-Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS) restringiu a entrada de novos pacientes, priorizando apenas casos de urgência. A medida foi confirmada pela prefeitura de Juiz de Fora pelas redes sociais. Outros hospitais da cidade, como a Santa Casa, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e a UPA Norte, também receberam feridos.

 

Perfil das vítimas

Entre os feridos estão pessoas de diferentes idades, incluindo crianças. De acordo com os registros iniciais do atendimento:

  • Uma jovem de 20 anos sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE), corte no crânio e suspeita de fratura no braço esquerdo; foi levada ao HPS.
  • Um idoso apresentou TCE moderado e dor no ombro; também levado ao HPS.
  • Um homem de 41 anos apresentou sinais de fratura na base do crânio e inchaço no rosto; encaminhado ao HMTJ.
  • Uma jovem de 21 anos sofreu traumas nos braços e em uma das pernas.
  • Uma mulher de 56 anos teve dores nas articulações, mas sem fraturas; foi atendida na UPA Norte.
  • Uma jovem de 18 anos chegou ao hospital com hemiplegia do lado esquerdo, dores no dorso e na pelve, além de dificuldade para respirar; foi encaminhada ao HPS.
  • Um menino de 2 anos sofreu corte no couro cabeludo e estava sonolento; foi levado à Santa Casa.
  • Uma mulher de 59 anos apresentou fratura no joelho e inchaço no rosto; levada ao HPS.
  • Uma paciente de 30 anos, agitada e com fala desconexa, foi socorrida sem sinais de fratura aparente e levada para a UPA Norte.
  • Outra vítima do sexo feminino apresentou corte extenso na face e dores no dorso, também atendida na UPA Norte.
  • Um homem de 59 anos sofreu corte na mão e escoriações no braço; atendido na UPA Norte.
  • Uma mulher sofreu escoriações pelo corpo e foi levada ao HMTJ.
  • Uma menina de 5 anos, também foi socorrida com fratura no fêmur, sangramento no rosto e escoriações; levada ao HMTJ.
  • Uma adolescente de 16 anos sofreu corte nas costas e chegou a perder a consciência; foi levada ao HPS.
  • Uma menina de 12 anos sofreu escoriações leves e foi atendida no HMTJ

Outras 16 vítimas com ferimentos leves foram encaminhadas para as UPAs de Juiz de Fora, segundo informações do Samu.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Cinco equipes do Corpo de Bombeiros, três ambulâncias de suporte avançado do Samu e viaturas da concessionária Concer e da empresa de resgate Help participaram do atendimento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) controlou o trânsito, que ficou parcialmente interditado durante o trabalho das equipes.

As causas do acidente seguem em investigação.

Repercussão e manifestações

Em nota enviada à imprensa, a Viação Cometa lamentou o acidente. "A Viação Cometa informa que, nesta sexta-feira, 5 de setembro, um de seus ônibus envolveu-se em uma colisão com um ônibus urbano, na cidade de Juiz de Fora. A empresa lamenta o ocorrido, está oferecendo o suporte necessário e permanece à disposição para esclarecimentos."

A Prefeitura de Juiz de Fora também prestou solidariedade às famílias e confirmou que os mais de 30 feridos foram levados para hospitais da cidade. "Nesse momento de dor, a prefeitura lamenta a fatalidade e presta solidariedade às famílias das vítimas", diz o texto.

O Consórcio Via JF, responsável pelo transporte municipal, reforçou que a prioridade é o acolhimento das vítimas e o apoio aos familiares. "O Consórcio está em contato direto com as autoridades competentes e presta toda a colaboração necessária para o esclarecimento das circunstâncias do ocorrido. O Consórcio Via JF lamenta profundamente o acidente, manifesta solidariedade às famílias, amigos e conhecidos das vítimas e seguirá acompanhando a situação junto aos órgãos responsáveis." 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), usou as redes sociais para lamentar o acidente. "É com o coração dilacerado que recebemos a notícia do trágico acidente. Toda a Prefeitura de Juiz de Fora está mobilizada para oferecer socorro imediato às vítimas e prestar devido apoio e acolhimento às famílias. Em nome de toda a cidade, manifestamos nosso profundo pesar, rogando a Deus que console o coração das famílias das vítimas." 

(Com informações de Bruno Barros e Matheus Brum)

compartilhe