O Estado de Minas ficou em primeiro lugar na categoria fotojornalismo da etapa em Minas do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo em decorrência da série de reportagens intitulada “Empreendedoras e salvadoras das veredas ameaçadas no sertão de Guimarães Rosa”. Os vencedores foram anunciados na noite desta sexta-feira (19/9) na sede do Sebrae em Belo Horizonte.
“É uma grande satisfação e uma honra receber um reconhecimento por um trabalho jornalístico que colocou em evidência a dedicação de pessoas que protegem a natureza e dependem dela para sobreviver. Sobrevivência aliada à manutenção das espécies vegetativas, mantendo as veredas e a verdadeira sustentabilidade. É um trabalho muito importante, tendo em vista o contexto da COP30, que este ano acontecerá no Brasil”, avalia o repórter Luiz Ribeiro, que assina os textos e os trabalhos fotográficos das reportagens da série, ao lado dos jornalistas Alexandre Guzanshe e Solon Queiroz.
Leia Mais
“O Estado de Minas tem o que a gente chama de 'know-how' em grandes reportagens. Fazemos um jornalismo em equipe de alto nível. O resultado é o reconhecimento público ao ganharmos prêmios importantes como este. Esse trabalho foi inesquecível para mim por levar o nome de Guimarães Rosa. Além disso, falamos do Cerrado, do Norte de Minas, que eu tenho uma paixão, um carinho muito grande”, completou Guzanshe.
- Pesquisa destaca Estado de Minas como o veículo mineiro mais premiado
- Reconhecimento internacional: versão impressa do EM ganha prêmios na Europa
Parte fundamental na vida dos empreendedores sustentáveis que vêm garantindo a preservação de veredas no cerrado mineiro, a cadeia produtiva do buriti tem um aspecto peculiar: 80% das pessoas das comunidades rurais envolvidas no processo são mulheres e jovens, revela uma das reportagens da série, que mergulhou em histórias nas cidades de Montes Claros, Brasília de Minas, Januária e Chapada Gaúcha.
Acesse as outras reportagens da série:
- Apicultores de Januária apostam na união para elevar a renda
- Agricultores do Norte de Minas associam produção com respeito à natureza
- A experiência de agricultores que produzem e preservam o cerrado mineiro
- Bioeconomia e produção sustentável mobilizam agricultores no Norte de Minas
- Mulheres do cerrado se unem em cooperativa com foco na sustentabilidade
