Primeiro Centro Mineiro de Esportes Urbanos é inaugurado em BH
Voltado para a iniciação esportiva, o espaço vai funcionar como centro de treinamento e deve atender, gratuitamente, 1,6 mil crianças e adolescentes até 2026
compartilhe
SIGA

Como forma de incentivar a prática de novas modalidades esportivas, o primeiro Centro Mineiro de Esportes Urbanos foi inaugurado nesta segunda-feira (6/10) na capital mineira. Localizado na Avenida Cristiano Machado, no São Bernardo, região da Pampulha, o centro de treinamento é voltado para a iniciação esportiva de crianças e jovens, com aulas gratuitas de basquete, escalada, breaking (dança de rua), BMX, skate e futebol de rua. Com capacidade inicial para 800 participantes, a meta é atender 1,6 mil pessoas até 2026, como parte do programa Minas Urbano.
Com uma área de dois mil metros quadrados, o Centro Mineiro conta com uma quadra oficial de basquete 3x3, espaços para aulas de dança urbana e paredes de escalada. Além das áreas esportivas, o espaço inclui vestiários, arquibancadas e instalações modernas, pensadas para garantir conforto e acessibilidade aos participantes.
Durante a cerimônia de inauguração, o governador Romeu Zema destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da juventude mineira. “Muito feliz por estar aqui. Isso mostra que o esporte em Minas Gerais é valorizado. Com este centro, os jovens terão facilidade de acesso para praticar a modalidade que escolher. O importante é que, através do esporte, o jovem vai ter mais disciplina e, com treinamento, dedicação e esforço, o resultado naturalmente aparece", afirmou Zema.
A previsão é de que o espaço atenda, por ano, 800 jovens regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas. Segundo o governo, até 2026, o número de vagas deve dobrar, alcançando 1,6 mil beneficiados. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de um formulário online. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, familiares e membros da comunidade, sejam impactadas direta ou indiretamente pelo projeto. As atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, com acompanhamento de profissionais especializados.
Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) foram investidos em torno de R$ 20 milhões, com previsão de mais R$ 3 milhões até o fim de 2026 para manutenção e ampliação do centro, reforçando o compromisso com o incentivo à prática esportiva e à inclusão social.
A estrutura servirá também como base para o desenvolvimento de novos talentos, preparando jovens atletas para competições locais, nacionais e até internacionais.
"Este espaço é totalmente dedicado aos jovens. O espaço é deles e será muito bem utilizado. O Minas Urbano é essencial para o centro, pois vai levar desenvolvimento e novas perspectivas para milhares de jovens. Tenho certeza que todos que participarem do nosso programa vão conseguir ter mais oportunidades ao longo do caminho", destacou a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o novo Centro Mineiro de Esportes Urbanos reafirma o compromisso da Sedese em promover o esporte como ferramenta de inclusão.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
"A Sedese acredita no esporte como um poderoso instrumento de transformação social. Um espaço como este representa uma oportunidade para que nossas crianças e jovens encontrem no esporte um caminho de desenvolvimento, de superação e de pertencimento. Os esportes urbanos têm um papel fundamental nesse processo, porque aproximam as pessoas, valorizam a cultura local e criam pontes entre diferentes realidades", ressaltou.
O governador reforça o papel do esporte como ferramenta de educação e cidadania: “O esporte é algo fundamental na questão da educação. Ele traz uma série de vantagens e mostra que os bons resultados só são obtidos a longo prazo, com muito treino e preparação”, conclui Zema.
Expansão
Apenas a capital mineira vai receber o Centro de Treinamento do projeto. No entanto, com o objetivo de expandir a iniciativa e levar os esportes urbanos para outras regiões do estado, o Minas Urbano vai percorrer ruas e praças de 48 municípios mineiros, transformando as ruas e praças em palcos de esporte e cultura urbana.
Dez cidades de diversas regiões de Minas Gerais já receberam o projeto itinerante, que leva arenas equipadas com modalidades como basquete 3x3, skate, breaking, BMX, futebol de rua e escalada. Em cada município, o Minas Urbano promove vivências esportivas, oficinas e atividades culturais, aproximando a população dos esportes urbanos e incentivando a prática regular de atividades físicas.
Para o gerente-geral do Centro Mineiro de Esportes Urbanos, Vicente Costa, o projeto itinerante busca promover e democratizar o acesso aos esportes urbanos. “Esses esportes têm crescido muito no mundo todo, especialmente entre os jovens. São modalidades que dialogam diretamente com a juventude e têm papel importante na inclusão e no desenvolvimento social”, destacou o gerente.
Serviço
Centro Mineiro de Esportes Urbanos
Modalidades: basquete 3x3, escalada, breaking (dança de rua), BMX, skate e futebol de rua
Endereço: Avenida Cristiano Machado, 8835 - Bairro São Bernardo
Inscrição: formulário online
Para mais infromações: @minas_urbano
Contato: (31) 97305-0047
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice