FOGO NA CAPITAL

Incêndio atinge comércio e quatro casas na Região Oeste de BH

Fogo começou em ferro-velho e se espalhou para quatro residências; seis viaturas do Corpo de Bombeiros atuam no local

Publicidade
Carregando...

Um incêndio atinge, na manhã desta sexta-feira (10/10), uma edificação comercial e quatro casas na rua Ana Carolina, nº 201, na Vila Ambrosina, próximo à avenida Tereza Cristina, na Região Oeste de Belo Horizonte. A fumaça escura pode ser vista de vários pontos da cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado em um ferro-velho e se espalhado para quatro casas próximas. Testemunhas também relataram explosões, e a rede de alta tensão da região foi atingida.

Segundo Simonil Paixão, que mora perto dos locais atingidos, o incêndio começou por volta das 9h e provocou muita fumaça, assustando os moradores. Ele afirmou que não houve prejuízos em sua casa, pois conseguiu fechar a janela a tempo, mas a cinza chegou a sujar os bancos e o entorno. “Pelo jeito, queimou tudo: o depósito de ferro-velho e a casa. O fogo consumiu tudo”, relatou.

O 1º tenente do Corpo de Bombeiros Júlio Brandt explicou que as chamas começaram no ferro-velho e avançaram para os outros imóveis. “Prontamente iniciamos o combate em duas frentes, uma pela Rua Ana Carolina e outra pela Avenida Tereza Cristina. No momento, o fogo está confinado em um conglomerado de casas”, disse. Ainda segundo o tenente, o incêndio atingiu inicialmente quatro casas, mas o lote abriga sete residências. Até agora, nenhuma vítima foi encontrada.

A técnica de enfermagem Gabriele Stefany, de 21 anos, contou que estava trabalhando quando recebeu notícias do incêndio. “Fiquei desesperada porque meus avós moram sozinhos. Voltei correndo do serviço para ver o que estava acontecendo”, relatou. A sala e a cozinha da casa deles fram tomadas pelo fogo.

O casal de idosos ficou ilhado na residência, juntamente com Laura Bernardes, estudante de direito de 21 anos, que mora em uma casa vizinha. Ela contou que precisou passar por várias casas usando uma escada improvisada para conseguir se salvar.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Seis viaturas estão no local realizando o combate às chamas. Até o momento, não há informações sobre vítimas ou feridos, e as autoridades orientam que moradores das áreas próximas evitem se aproximar do local. A reportagem procurou a Cemig e aguarda retorno.

Funcionamento do ferro-velho

Laura Bernardes também contou à reportagem que ela e outros moradores fizeram diversas denúncias à prefeitura sobre o ferro-velho. Segundo ela, o espaço estava sucateado, sem vigilância, e já trazia preocupações aos moradores mesmo antes do incêndio. “Não é porque a gente mora em uma favela e não paga IPTU que não tem direito", opinou. 

Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que o ferro-velho não tem alvará de funcionamento. Na última semana, equipes da prefeitura, Guarda Municipal e polícias Militar e Civil fizeram uma ação no local que apreendeu materiais. Em nota, o órgão esclareceu que aguarda novas informações para dar continuidade aos trabalhos.

“A equipe de Fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental lavrou o Auto de Apreensão referente ao material encontrado no local e aguarda novas informações, por meio do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), para dar continuidade à ação fiscal, lavrando outros documentos com base nas informações apuradas pelas forças de segurança”, diz trecho de comunicado.

O proprietário do ferro-velho não foi encontrado pela reportagem para prestar esclarecimentos.

Tópicos relacionados:

bh bombeiros minas-gerais

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay