Indonésia x Malásia: a casa onde a sala é de um país e a cozinha de outro
Fronteira entre os dois países passava dentro de uma casa, que se tornou ponto turístico
compartilhe
Siga noJá imaginou morar em uma casa onde o quarto fica em um país e a cozinha em outro? É exatamente isso que chamou a atenção de milhares de pessoas a uma casa localizada bem na linha de fronteira entre a Indonésia e a Malásia. Com placas indicando os dois países, os moradores precisam "atravessar a fronteira" para fazer algo tão simples quanto preparar uma refeição.
Leia Mais
A residência fica na ilha de Sebatik, em Kalimantan do Norte, no distrito de Nunukan. Essa ilha é dividida entre os dois países, com parte pertencente à Indonésia e outra à Malásia. Do lado de fora, a casa parece como outra qualquer. Mas basta entrar para perceber algo completamente fora do comum: a sala e o quarto ficam em território indonésio, enquanto a cozinha está em território malaio.
@fizii09 perbatesan
? original sound - hanif.r89
Mangapara dan Hasida vive no imóvel há décadas e contou, em entrevista ao portal detikNews, como é o dia a dia em uma casa dividida entre dois países. Mesmo sendo cidadão indonésio, ele costumava fazer compras na cidade malaia mais próxima, Tawau, que fica a apenas 30 minutos de lancha da casa. Já o deslocamento até outras cidades indonésias, como Nunukan ou Tarakan, pode levar horas. Em função disso, o homem faz questão de manter sua rotina entre os dois lados da fronteira.
Mangapara explicou ainda que construiu sua cozinha com a permissão de um vizinho malaio — um gesto de gentileza que possibilitou a convivência entre as nações dentro de sua própria casa.
@hanif_ramdan di uploud ulang, akun yg gw duetin keblokir #EnaknyaKemana #perbatasanindonesiamalaysia #malaysia #indo #indonesia #foryoupage #fyp #fyp? ? original sound - hanif.r89
Não é apenas o espaço físico que se mistura. Segundo relatos locais, a comunidade de Sebatik usa duas moedas no dia a dia: o ringgit malaio e a rupia indonésia. Canais de TV, sinais de celular e até o idioma variam conforme o lado da fronteira em que se está. Mesmo com essa convivência intensa, Mangapara sempre se identificou como indonésio e mantinha símbolos nacionais em frente à sua casa, como a bandeira e objetos típicos.
Apesar da singularidade da situação, a casa de Mangapara agora está oficialmente 100% em território indonésio. Em 2019, uma redefinição da linha de fronteira entre os dois países foi feita após uma série de acordos e estudos técnicos conjuntos. Foram instalados 13 novos marcos (pilares) na área, resolvendo problemas de sobreposição de território.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O vice-diretor da Agência Nacional de Gestão de Fronteiras da Indonésia (BNPP), Edy Supriyanta, confirmou que a residência de Mangapara foi totalmente incorporada ao território indonésio após a instalação das novas estacas. O processo envolveu medições detalhadas com apoio do Exército Indonésio e das autoridades de mapeamento da Malásia. Mesmo assim, o local continua sendo ponto turístico que atrai várias pessoas.