DROGAS INJETADAS SEM CONSENTIMENTO

Quase 150 pessoas dizem ter sido atacadas por agulhas em festival

Polícia prendeu 12 suspeitos de agredir público durante o festival Fête de la Musique

Publicidade
Carregando...

A polícia prendeu 12 suspeitos de agressão após 145 pessoas relatarem ter sido picadas por agulhas de seringas durante o Fête de la Musique, um festival de música realizado em toda a França. A festa, realizada no sábado (21/6), reuniu milhões de pessoas em todo o país, mas foi marcada pelo ataque. 

"O Ministério está levando isto muito a sério. Algumas vítimas foram levadas para o hospital para serem submetidas a testes toxicológicos e a investigação prossegue", informou um porta-voz do Ministério do Interior. 

Segundo a pasta, 13 casos foram registrados em Paris e uma dúzia de mulheres e crianças foram hospitalizadas. As autoridades não informaram quais substâncias foram injetadas sem consentimento, mas afirmaram que as drogas utilizadas deixaram as vítimas confusas e vulneráveis a agressões sexuais.

Antes do festival, várias postagens nas redes sociais incentivavam que mulheres fossem atacadas com seringas. "Estes são incidentes extremamente graves", classificou  o chefe da polícia de Paris, Laurent Nuñez, à emissora francesa CNews. Ele ainda chamou as publicações de “completamente idiotas”. 

Além dos 12 presos, as autoridades relataram mais dois detidos em Metz, no nordeste do país, por suspeita de ataques com seringas. "Nas redes sociais, foi lançado um apelo a ataques com seringas durante os festivais de música nas grandes cidades. Aconteceu em duas outras cidades de Moselle e em toda a França. 17 jovens (14-20 anos) foram vítimas em Metz", declarou o presidente da Câmara Municipal de Metz, François Grosdidier, nas redes sociais.

"A descrição de um agressor com seringa foi compartilhada com o Centro de Supervisão Urbana (CSU) para ajudar a localizá-lo em imagens de vídeo, bem como com a polícia municipal e nacional. Os agentes da polícia municipal o identificaram e prenderam na Rue Serpenoise. Ele foi levado à polícia nacional e às autoridades judiciais. Espero que a investigação - especialmente a análise do seu celular - ajude a identificar outros agressores", concluiu.

Ao todo, 370 pessoas foram detidas em toda a França durante o festival sob várias acusações. Catorze participantes nas festividades ficaram gravemente feridos, incluindo um jovem de 17 anos que foi hospitalizado depois de ter sido encontrado sentado na rua com ferimentos de faca na barriga. Treze membros das forças policiais também ficaram feridos.

Esta não é a primeira vez que se registam ataques com seringas dirigidos a mulheres na Europa. Em junho de 2022, vários suspeitos foram detidos na França suspeitos de picar pessoas com uma agulha em casas noturnas e shows. Na ocasião, o governo informou que recebeu 400 denúncias – 80% delas vindo de mulheres. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

No mesmo ano, a Espanha registrou 60 casos de ataques com agulhas. Também foram registrados casos no Reino Unidos, mas o número não foi informado.

Tópicos relacionados:

crimes franca mundo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay