DISPAROS ISRAELENSES

Socorristas de Gaza anunciam 20 mortes em operações israelenses

Todas as noites, milhares de palestinos se reúnem na área do corredor Netzarim para aguardar a abertura dos pontos de distribuição de ajuda

Publicidade
Carregando...

A Defesa Civil da Faixa de Gaza anunciou nesta quarta-feira que 20 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em operações do Exército israelense no território palestino. 

Ao menos seis falecidos e 30 feridos foram vítimas de "disparos israelenses contra milhares de civis que aguardavam ajuda" alimentar perto do corredor Netzarim, no centro de Gaza, disse o porta-voz da agência, Mahmud Bassal.

Questionado pela AFP, o Exército israelense informou que estava investigando o ocorrido.

As demais vítimas reportadas pela Defesa Civil foram atingidas por bombardeios israelenses contra prédios residenciais no centro e no norte do território, afirmou Bassal.

Todas as noites, milhares de palestinos se reúnem na área do corredor Netzarim para aguardar a abertura dos pontos de distribuição de ajuda, mas as operações frequentemente resultam em cenas caóticas.

Na terça-feira, no mesmo setor, a Defesa Civil de Gaza denunciou as mortes de 46 pessoas por disparos israelenses enquanto aguardavam por ajuda humanitária.

A Fundação Humanitária de Gaza, um organismo de financiamento opaco apoiado por Estados Unidos e Israel, administra quatro centros de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos declarou na terça-feira que usar alimentos como uma arma "é um crime de guerra" e instou o Exército israelense a "parar de atirar contra pessoas que tentam obter ajuda".

Israel suspendeu parcialmente no final de maio o bloqueio total da ajuda humanitária para Gaza que havia sido imposto mais de dois meses antes e que provocou uma grave escassez de alimentos, medicamentos e outros produtos essenciais.

A guerra em Gaza começou com o ataque do movimento islamista palestino Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que matou 1.219 pessoas, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

A campanha militar israelense no território palestino matou mais de 56.000 palestinos, segundo os dados do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

conflito gaza hamas israel palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay