Tartaruga de 135 anos e o filhote recém-nascido - (crédito: Zoológico de Miami/Reprodução)
crédito: Zoológico de Miami/Reprodução
FOLHAPRESS - Goliath e Sweet Pea são duas tartarugas-das-galápagos centenárias (provavelmente) que recentemente se tornaram papai e mamãe, apesar de possivelmente não saberem disso. É a primeira cria de Goliath, que completou 135 anos de vida.
Há quase 135 anos, no dia 15 de junho de 1890, seu pai Goliath nascia na ilha de Santa Cruz, em Galápagos. Antes do Zoo de Miami, aonde chegou em 1981, Goliath viveu no Bronx Zoo, para o qual foi levado em 1929.
Segundo o zoológico, houve acasalamento com diversas fêmeas, mas nunca houve sucesso em trazer uma nova tartaruginha à vida.
A mãe Sweet Pea, por sua vez, chegou ao Crandon Park Zoo, na Flórida, já adulta em 1960. Segundo nota do zoológico de Miami, ela deve ter de 85 a 100 anos.
As águas-vivas têm causado preocupação em trechos do litoral brasileiro por causa de ataques a banhistas. Recentemente, casos ocorreram em praias no Rio Grande do Sul, gerando alertas das autoridades.
Manuel Anastácio wikimedia commons
Uma curiosidade - que tem a ver com o equilíbrio das espécies na cadeia alimentar - é que a tartaruga-de-couro é uma grande predadora de águas-vivas.
domínio público
O acasalamento ocorre no mar e os machos nunca saem da água. As fêmeas é que vêm à areia da praia para colocar os ninhos.
Reprodução Tv Globo
As extremidades da tartaruga-de-couro são em forma de nadadeira e a espécie pode atingir uma velocidade de até 35 km/h no oceano.
Reprodução Tv Globo
Seu nome se deve à sua aparência, que tem uma textura de couro. Essa tartaruga tem crânio forte, cabeça parcialmente retrátil e garras reduzidas.
Reprodução Tv Globo
A tartaruga-de-couro é a maior espécie de tartaruga que existe. Ela pode ter até 2,2 metros de comprimento e pode chegar a 700 quilos.
Steve Garvie wikimedia commons
Desta vez, a tartaruga-de-couro recebeu até um chip para que estudos possam ser feitos sobre o seu percurso.
Reprodução Tv Globo
Segundo os pesquisadores, essa espécie - que vem nadando desde o Canadá até o Brasil - é ameaçada de extinção.
Dtobias - wikimedia commons
A tartaruga-de-couro também vem ao Brasil para a desova. Chegam muitas ao litoral do Espírito Santo, de outubro a abril.
Domínio público
A prefeitura de Luís Correia informou que uma portaria municipal proíbe o trânsito de veículos na praia e que existe fiscalização, com ajuda do ICMBio e da Polícia Militar. Mas, ainda assim, pessoas aproveitam os períodos sem fiscais para burlar as normas.
Reprodução Tv Globo
Pesquisadores costumam visitar o local para monitorar os ninhos, acompanhar a eclosão dos ovos e tentar evitar acidentes na caminhada das tartarugas até a água.
Reprodução Tv Globo
Mas há um problema. É que, além de caminhar e se banhar, turistas usam carros e motos para se divertir na faixa de areia das praias. E ocorrem casos de atropelamento das tartaruguinhas.
Reprodução Tv Globo
Quando as tartarugas nascem, elas vão percorrendo a areia em direção ao mar. Um movimento que atrai o olhar pela singeleza e que encanta os visitantes.
Reprodução Tv Globo
As praias mais movimentadas de Luís Correia são Atalaia e Coqueiro. Mas o município também tem as praias Peito de Mola, Itaqui, Arrombado, Carnaubinha, Maramar e Macapá.
Willame carvalho e silva wikimedia commons
Uma das cidades costeiras mais procuradas no Piauí é Luís Correia, de 30 mil habitantes. Suas praias recebem muitos turistas e, nos meses de dezembro e janeiro, se tornam berçário de tartaruguinhas.
Moacir Ximenes - wikimedia commons
São espécies que migram de longe para desovar em municípios costeiros do Piauí. Elas chegam de locais frios e distantes em busca de praias tropicais. E formam ninhos na areia.
Reprodução Tv Globo
Alguns ninhos acabam ficando perto de bares montados na areia e bastante movimentados. Por isso, um isolamento é feito para a proteção dos ovos até o nascimento dos filhotes.
Reprodução Tv Globo
As tartarugas montam seus ninhos e colocam os ovos na areia. As tartaruguinhas nascem entre setembro e março para deleite de pessoas que acompanham esse espetáculo.
domínio público
Elas chegam ao litoral da Bahia ao sul de Alagoas, mas também frequentam o Piauí. Embora tenha apenas 66 km, o Piauí atrai uma multidão de tartarugas gêmeas que chegam para a desova.
Reprodução Tv Globo
A tartaruga-oliva é uma das menores espécies de tartaruga-marinha. Tem cerca de 60 centímetros de comprimento e pesa menos de 50 quilos. Seu nome se deve à cor de azeitona da sua carapaça em forma de coração.
Thierry Caro wikimedia commons
Agora o zoológico tenta emplacar o nascimento no Guiness, o livro dos recordes, com Goliath como "o pai de primeira viagem mais velho da história" e com o casal como "os pais de primeira viagem mais velhos".