É DO BRASIL SIL SIL

Menina viraliza ao defender festas brasileiras no Canadá

"Como vou explicar pra uma gringa que só come cupcake do Walmart?", diz Maya, arrancando risadas nas redes sociais com seu desabafo patriótico

Publicidade
Carregando...

Um vídeo protagonizado por uma pequena brasileira de 10 anos conquistou a internet nesta semana. Maya, que vive com a família no Canadá há mais de dois anos, viralizou ao desabafar sobre a reação negativa de uma colega canadense ao ouvir como são as festas de aniversário no Brasil. A gravação, feita pela mãe da menina, Mayte, foi publicada na segunda-feira (30/6) e rapidamente se espalhou pelas redes sociais, já que muita gente se identificou com a pequena.

 

No vídeo, Maya conta que uma amiguinha canadense, chamada Sophie, achou as comemorações brasileiras “caóticas e barulhentas” e ainda ousou criticar o brigadeiro — sem nunca ter provado. Para Maya, isso foi o cúmulo. Com desenvoltura, ela rebateu a crítica da colega com argumentos afiados e muito bom humor: “Ela falou que o parabéns do Brasil parece caótico. Eu falei: e o de vocês parece música de elevador!”, disse. 

“Você acredita que ela arranjou um jeito de falar mal do brigadeiro? Disse que parece muito doce. E do beijinho? Falou que aquela coisa pontuda do cravo parece que vai entalar na garganta de alguém!”, contou a menina, muito inconformada. Em um momento, ela chega a comparar os doces brasileiros com pratos usados nas festinhas canadenses. “Como vou explicar uma coisa tão gostosa pra uma gringa que só fica comendo cupcake do Walmart? Ela acha que isso é bom!”, desabafou. 

O vídeo foi publicado na conta da mãe no Instagram, @maytepelocanada, onde ela compartilha o cotidiano da família após a mudança do Brasil para o exterior. Mayte, que também é mãe de um menino de 3 anos, contou que esse não é o primeiro vídeo de Maya que viraliza. “Fico muito feliz de ver tanta gente se sentindo representada. A Maya sente falta da comida e das pessoas, mas adora viver aqui. Ela valoriza muito a segurança que temos no Canadá, mas não abre mão das raízes brasileiras”, declarou ao G1. 

A repercussão foi imediata. Em meio aos milhares de comentários, muitos destacaram a maturidade de Maya em defender suas origens com tanta clareza. “O melhor dos melhores foi a introdução: ‘A Sophie não está pronta para entender como são as coisas no Brasil’. Essa menina tem o povo!”, escreveu uma seguidora. Outra, que se identificou como advogada, elogiou: “Boa dicção, bons argumentos, sabe se posicionar, poliglota. Arrasou!”.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Entre relatos de brasileiros que se emocionaram e deram risada com a espontaneidade da menina, o sentimento comum foi o orgulho. “É tão bom ver uma criança que não é vira-lata de gringo. Ela não só ama o Brasil como defende com firmeza e humor”, resumiu um dos comentários.

Tópicos relacionados:

brasil canada internet memes mundo redes-sociais

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay