JANTAR

Trump diz que Hamas procurou cessar-fogo; Netanyahu pede Nobel da Paz ao americano

Política internacional foi marcada por jantar na Casa Branca nesta segunda-feira (7/7)

Publicidade
Carregando...

A noite desta segunda-feira (7/7) foi marcada na política internacional por um jantar na Casa Branca entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e uma delegação israelense liderada por Benjamin Netanyahu. Diversos comentários ocorreram pelos dois líderes durante uma coletiva de imprensa após o jantar.

Um dos destaques foi o apontamento de Trump sobre o grupo Hamas ter procurado os EUA em busca de um acordo de cessar-fogo em Gaza. O presidente americano disse que as negociações entre Israel e o Hamas estão tendo um bom progresso e ainda que não imagina a possibilidade de os Estados Unidos se envolverem em outro ataque ao Irã. "Espero que a guerra entre Israel e o Irã tenha acabado", disse.

Durante o encontro, Netanyahu disse que a aliança dos EUA com Israel teve uma vitória memorável. O premiê israelense disse que escreveu ao Comitê Nobel da Paz sobre Trump. "Ele está forjando a paz enquanto falamos, em um país, em uma região após a outra", defendeu Netanyahu.

Ucrânia

Em relação à guerra na Ucrânia, Trump disse que os EUA enviarão mais armas para fins defensivos para a Ucrânia, pois eles têm o direito de se defender, enquanto voltou a citar que está infeliz com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Tarifas

Trump afirmou na mesma ocasião que as cartas enviadas nesta segunda-feira a países com informações sobre imposição de tarifas são "ofertas finais". Trump, contudo, disse que se o governo americano preferir outras propostas, poderá agir.

Siga o nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Mais cedo nesta segunda-feira, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 25% sobre "quaisquer produtos" do Japão e da Coreia do Sul. O republicano enviou ainda cartas notificando sobre aplicação de tarifas de importação contra mais outros 12 países.

*Com informações das Agência Estado e Agência France-Press

Tópicos relacionados:

eua israel

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay