Terremoto gera alerta de tsunami nas costas da Rússia, Japão e EUA
Epicentro do terremoto foi localizado a cerca 136 km a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na península de Kamchatka, a uma profundidade de 19 km
compartilhe
Siga noUm terremoto de magnitude 8,7 atingiu a costa leste da Rússia, nesta terça-feira (29/7), e gerou alertas de tsunamis em países asiáticos, ilhas no Pacífico e no estado do Alasca, nos EUA.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do terremoto foi localizado a cerca 136 km a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na península de Kamchatka, a uma profundidade de 19 km.
O governo do Japão emitiu um alerta de ondas de até um metro, mas logo depois aumentou para três metros. A previsão indica que as ondas devem chegar ao litoral japonês entre 10h e 11h30 locais (22h e 23h30 da terça-feira em Brasília), informou a autoridade meteorológica japonesa.
Leia Mais
As autoridades dos Estados Unidos também advertiram para o risco de ondas de mais de 3 metros de altura em partes da costa da Rússia, do arquipélago do Havaí, da ilha americana de Guam e da costa do Alasca, de acordo com o centro americano de tsunamis com sede no Havaí.
- Carla Zambelli: "Eu não vou voltar para o Brasil para cumprir pena"
- Vídeo: com armas no colo, deputado do RJ faz ameaças e anuncia chegada de fuzil
- A dois dias do tarifaço, negociação de senadores e governadores não avança
Por volta das 23h — no horário de Brasília —, um novo alerta do centro americano diz que as ondas podem atingir até mesmo a costa do Equador.
Tremor deixa feridos na Rússia
A agência de notícias estatal russa TASS informou que há relatos de "várias pessoas" feridas no extremo leste do país após o tremor. "Infelizmente, há pacientes que ficaram feridos durante o terremoto. Todos os pacientes estão em condição satisfatória. Nenhum ferimento grave foi relatado até o momento", disse Oleg Melnikov, ministro da Saúde da região administrativa de Kamchatka.
Com informações da AFP.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia