PULA A FOGUEIRA

Quem foi São João e por que se comemora em 24 de junho?

Santo foi primo de Jesus e é considerado o último dos profetas do antigo testamento; conheça a história de São João

Publicidade
Carregando...

O dia de São João, celebrado nesta terça-feira (24/6), comemora São João Batista. A data foi escolhida por ser o dia em que o santo nasceu. Primo de Jesus, é considerado o último dos profetas do antigo testamento.

Segundo os católicos, o santo é considerado um precursor de Cristo e é conhecido pela humildade e pela fé. Batista foi preparado, desde o ventre materno, para ser o anunciador de Jesus. 

A mãe de João, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Além do parentesco, João Batista batizou Jesus, nas águas do rio Jordão. Ele morreu após ter sido preso pelo rei Herodes por pregar a palavra de Jesus e criticar as autoridades da época. De acordo com as narrativas antigas, foi morto por decapitação e teve sua cabeça apresentada em uma bandeja, antes da crucificação do primo famoso.

Segundo as escrituras, ele foi proclamado santo diretamente por Jesus, que o definiu como “o maior dentre os nascidos de mulher”. 

Além de João Batista, a Bíblia cita outro João: o Evangelista. Ele foi um dos doze apóstolos de Jesus, autor do Evangelho de João, e é conhecido como o "discípulo amado". Ele é celebrado em 27 de dezembro.

Festas de São João

As festas de São João bem como as de celebração dos outros dois santos juninos (Santo Antônio e São Pedro) têm origem na Europa, especialmente sob influência de Portugal. Antes mesmo da “descoberta do Brasil”, já era costume celebrar as festas “sanjoaninas”. 

As festas em junho tem raiz nas antigas celebrações pagãs europeias, porque é durante o mês de junho que acontece o solstício de verão no Hemisfério Norte, em que celebravam a chegada do calor para obter bons resultados nas colheitas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Quando o cristianismo tomou conta da Europa, as festas pagãs foram incorporadas ao calendário religioso, passando a celebrar os santos católicos celebrados em junho. As festividades, no entanto, mantiveram alguns rituais, como as fogueiras. 

Tópicos relacionados:

brasil sao-joao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay