VIOLÊNCIA

Educadoras são indiciadas em caso de bullying contra aluna com câncer

Gestoras da escola sabiam das agressões, mas não tomaram providências e foram indiciadas por omissão. Adolescente enfrenta tratamento contra osteossarcoma

Publicidade
Carregando...

A dor física de um câncer já seria motivo suficiente para acionar todos os protocolos de cuidado e empatia no ambiente escolar. Mas para uma adolescente de 14 anos, em Luziânia (GO), o sofrimento se agravou por outro motivo: o bullying.

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) concluiu que a jovem, aluna do Colégio Estadual Osfaya, foi alvo de intimidações sistemáticas dentro da escola, e que a direção da unidade se manteve omissa, mesmo após alertas formais da família.

A vítima, diagnosticada com osteossarcoma — um tipo de câncer ósseo —, utiliza uma prótese na perna desde o início do tratamento, em 2023. Segundo as investigações, foi justamente essa condição que desencadeou os ataques de duas colegas de classe, que passaram a praticar agressões verbais e comportamentais recorrentes contra ela, nos últimos três meses.

De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), tanto a diretora quanto a coordenadora administrativa tinham conhecimento das agressões e optaram por não agir. 

As educadoras teriam, de forma deliberada, ignorado a gravidade da situação. Por isso, ambas foram indiciadas pelo crime de intimidação sistemática, o chamado bullying, na forma omissiva. Elas também foram enquadradas por descumprirem os princípios da proteção integral previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Além das servidoras, as autoras das agressões também foram identificadas. A PCGO reuniu provas materiais e testemunhais suficientes que confirmam a autoria dos atos. O inquérito foi finalizado e encaminhado às autoridades competentes, que agora devem decidir sobre as próximas medidas legais.

*Estagiária sob a supervisão de Eduardo Pinho

Tópicos relacionados:

bullying cancer escola luziania

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay