
Ao lado de Lula, padre Júlio Lancelotti discursa no Planalto
Líder social participou da cerimônia de lançamento do plano de política nacional para pessoas em situação de rua, com destinação inicial de R$ 982 milhões
compartilhe
Siga noO padre Júlio Lancelotti participou na manhã desta segunda-feira (11/12) da cerimônia de lançamento, no Palácio do Planalto, do “Plano Ruas Visíveis — pelo direito ao futuro da população em situação de rua”, projeto voltado para atender essa população, com destinação inicial de R$ 982 milhões. Em discurso, o religioso ressaltou a importância de ter a população de rua presente na cerimônia no local de trabalho do presidente da República e sendo tratada com humanidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, também estão presentes.
“Quando nós olhamos a Declaração Universal de Direitos Humanos, diz que ‘ninguém será submetido a tortura ou tratamento desumano e degradante’. E isso está acontecendo no país, em como a população de rua é tratada. Nega-se a subjetividade, o gênero, o sentimento e tudo aquilo que eles carregam. As pessoas em situação de rua não são anjos, nem demônios. São pessoas e devem ser tratadas como tal”, declarou Lancelotti durante o discurso.
10/12/2023 - 20:59 Bolsonaro tenta sair em foto oficial de chefes de Estado, mas é retirado 11/12/2023 - 10:22 Governo federal regulamenta lei que proíbe 'arquitetura hostil' 11/12/2023 - 15:16 Projetos do RRF proposto por Zema recebem emendas e retornam para comissão
Ao iniciar a fala, ele ainda citou indiretamente os ataques aos Três Poderes no dia 8 de janeiro. “A população de rua está aqui no Planalto e não haverá nenhum arranhão como houve (durante os atos golpistas)”, afirmou.
O padre finalizou a participação mandando uma mensagem à população de rua: “Meus irmãos e irmãs, força e coragem, ninguém desanime, a luta é árdua”. Ele foi ovacionado pelo público que acompanha o evento.