
Câmara de BH mantém nome de rua em homenagem a general ligado à ditadura
Proposta foi três votos a um na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH)
compartilhe
Siga noA proposta de alteração do nome da Avenida General Olímpio Mourão Filho, localizada no bairro Itapoã, região da Pampulha, para Vereador Antônio Pinheiro, foi rejeitada por três votos a um na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).
A medida, de autoria do vereador Pedro Patrus (PT), tinha como base uma legislação municipal que proíbe homenagens a figuras e datas ligadas à ditadura militar em espaços públicos da cidade, sancionada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) no ano passado.
Leia também: Deputado federal do PT tira foto com porta-voz do Hamas na África do Sul
14/05/2024 - 14:31 Ministro bolsonarista diz que Lula é ‘até certo ponto um amigo’ 14/05/2024 - 14:56 Senador bolsonarista reativa redes sociais após 11 meses suspenso 14/05/2024 - 15:35 TRE marca para sexta (17) julgamento que pode cassar o governador do Rio
O general Olímpio Mourão Filho liderou as tropas da 4ª Região Militar em 31 de março de 1964, de Juiz de Fora em direção ao Rio de Janeiro, para o golpe que depôs o então presidente João Goulart. Além disso, ele foi um dos líderes do regime militar, ocupando diversos cargos de destaque durante a ditadura, incluindo o de ministro do Exército.
Na votação da CLJ, os vereadores Jorge Santos (Republicanos) e Fernanda Pereira Altoé (Novo) apoiaram o parecer de Irlan Melo (Republicanos), que recomendava a rejeição do projeto. Por outro lado, Sérgio Fernando (MDB) votou a favor da proposta de alteração.