Trump diz que Brasil 'não tem sido bom' para os EUA e que anunciará tarifas a país até esta quinta
Para o presidente norte-americano, tentativa de 'desdolarização' pelo Brics justificaria a imposição de sobretaxas nas importações dos países do bloco
compartilhe
Siga noWASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país "não tem sido bom" para os americanos e que deve anunciar novas tarifas até esta quinta-feira (9/7).
"O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom", afirmou Trump. "Vamos divulgar um dado sobre o Brasil, acredito, no final desta tarde ou amanhã de manhã".
O Brasil hoje paga 10% de tarifas sobre produtos importados implementada pelo presidente americano em 2 de abril.
Leia Mais
Nesta terça (8), Trump reforçou a ameaça de cobrar mais tarifas de importação de países que compõem os Brics. O grupo, afirmou Trump, tem a intenção de "destruir o dólar", o que justificaria a imposição de sobretaxas de 10% além das que já foram estabelecidas.
"O Brics foi criado para desvalorizar nosso dólar. Qualquer um que esteja no Brics receberá uma cobrança de 10%", disse ao responder a jornalistas durante reunião do seu gabinete na Casa Branca.
- Nikolas reage à denúncia do MPE e fala em 'perseguição com a direita'
- Tebet: 'Se tributar rico for de esquerda, tenho que me dizer de esquerda'
- Suplente de vereador do PL faz acordo para não ser denunciado por fake news
"O dólar é rei. Vamos mantê-lo assim. Se as pessoas quiserem desafiá-lo, podem. Mas terão que pagar um alto preço. Não acho que nenhum deles vai pagar esse preço", afirmou o presidente. Segundo ele, a cobrança começaria "logo". O governo estipulou o dia 1º de agosto como data para novas tarifas entrarem em vigor.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Inicialmente o grupo era formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas foi ampliado recentemente para 11 países e representa quase metade da população mundial e cerca de 40% do PIB.