Janones tem mandato suspenso por 90 dias após bate-boca com Nikolas
André Janones chamou Nikolas Ferreira de 'Nikole', o que foi considerado homofóbico pelo relator do Conselho de Ética
compartilhe
Siga noO Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (15/7) pela suspensão do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por 90 dias por ter proferido ofensas homofóbicas contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão na última semana.
Leia Mais
O relatório que pediu a suspensão do mandato de Janones foi apoiado por 15 parlamentares, sendo que apenas três foram contrários. O parlamentar tem 24h para entrar com recurso para o plenário da Câmara analisar.
Entre os que votaram pela punição a Janones estavam os mineiros Domingos Sávio (PL) e Nely Aquino (Podemos).
Janones e Nikolas se envolveram em bate-boca, quando Janones ironizou o adversário o chamando de "Nikole", atendendo pedido do deputado de 2023, quando usou uma peruca para debochar de mulheres trans no plenário da Casa durante o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
O argumento de Janones de que usa o termo para se referir a ele desde essa manifestação não foi aceito pelo Conselho de Ética que, segundo o relator Fausto Santos Júnior (União Brasil-AM) afirmou que a fala representa uma quebra de decoro.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
"O emprego dessas palavras como forma de xingamento reforça estigmas históricos, normaliza o preconceito e perpetua a marginalização dessa população no espaço público e institucional", afirmou o amazonense.