O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que, para evitar as tarifas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump nessa quarta-feira (9/7), é necessário que o Brasil paute a anistia aos réus por organizar e liderar uma tentativa de golpe de Estado após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia Mais
"O primeiro passo que a gente tem que discutir é, sim, uma anistia ampla, geral e irrestrita. Porque hoje o Congresso só não aprova essa grande anistia, e isso é um sentimento da maioria esmagadora do Congresso, porque há uma pressão de alguns ministros do Supremo", afirmou o senador em entrevista à CNN.
- Bolsonaristas admitem desgaste com tarifa de Trump, buscam blindar ex-presidente e culpam Lula
- Nikolas sobre o tarifaço de Trump: 'Ferrar o Brasil é com o Lula'
O político afirmou que a intenção do americano é combater um suposto uso político do sistema judicial. Na carta que Trump enviou a Lula, ele pede que o julgamento de Bolsonaro seja interrompido imediatamente.
Contudo,, no mesmo documento é dito que se o brasileiro "abrir seus mercados comerciais,até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta".
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Flávio ameaçou, alegando que Trump pode seguir aumentando as taxas se o Congresso não aprovar uma "anistia ampla, geral e irrestrita para mostrar que o país está disposto a voltar a alguma normalidade".