O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse nas redes sociais que a bandeira gigante dos EUA na Avenida Paulista é um ato de “agradecimento” ao presidente Donald Trump.
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) — em prisão domiciliar desde o início de agosto — reuniram-se na tarde deste domingo (7/9) a fim de pedir anistia ao ex-presidente, que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Leia Mais
“Imagens de drone hoje, dia da Independência do Brasil, em mais um protesto pró liberdade e contra Alexandre de Moraes. Grande bandeira dos EUA pode ser vista em agradecimento ao presidente”, escreveu Eduardo Bolsonaro, que publicou o texto em duas versões no X (antigo Twitter): uma em português e outra em inglês.
Os bolsonaristas também levaram cartazes com frases de agradecimento a Trump, após o governo americano aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Também havia cartazes com pedidos de impeachment de Moraes, além de outros pedindo liberdade para a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está presa na Itália.
Eduardo pediu licença de 122 dias do mandato parlamentar em março deste ano e foi morar nos Estados Unidos. O benefício terminou em 20 de julho.
Em 15 de agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou quatro representações contra o deputado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Três pedidos foram apresentados pela bancada do PT e um pelo PSOL.
Nos documentos, ele é acusado de atuar contra os interesses do Brasil ao defender, nos Estados Unidos, tarifas de 50% impostas pelo presidente norte-americano, além de sanções contra Alexandre de Moraes.