No Dia dos Professores, celebrado nesta quarta-feira (15/8), o Governo Federal anunciou a abertura do sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB)

A CNDB integra o programa "Mais Professores", projeto que busca valorizar os docentes da educação básica no país. A iniciativa se apoia, além da criação da Carteira Nacional do Professor, que dará acesso a uma série de benefícios exclusivos, na implementação da Prova Nacional Docente (PND) para guiar futuras contratações.

A proposta visa estabelecer um novo padrão de reconhecimento para a carreira docente, impactando diretamente na qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas. Com as novas ferramentas, a expectativa é atrair mais pessoas para a área da educação e reter os profissionais que já estão em sala de aula.

Como funciona a Prova Nacional Docente

Uma das principais ações do programa é a criação de um exame de conhecimento para professores. A prova é realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionar professores para suas redes.

A nota obtida no exame poderá ser usada como critério de desempate em concursos públicos ou como indicador de competência para redes de ensino. O objetivo é criar uma referência nacional sobre as habilidades e os conhecimentos esperados de um professor da educação básica, incentivando a formação continuada.

Os benefícios da Carteira Nacional Docente do Brasil

Outro ponto fundamental do "Mais Professores" é a Carteira Nacional do Docente do Brasil. A ideia é facilitar o acesso a recursos culturais, tecnológicos e de formação.

Embora a lista completa de parceiros ainda esteja em definição, o programa já delineou as principais áreas de benefícios que estarão disponíveis. Veja o que esperar:

  • Acesso à cultura: direito a meia-entrada em cinemas, teatros, shows e museus, similar ao que já ocorre com estudantes.

  • Condições especiais: a CNBD proporcionará descontos em hotéis e cartões de crédito com condições diferenciadas.

  • Qualificação profissional: também foi anunciada uma nova versão do Portal de Formação Mais Professores, com cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado.

  • Tecnologia e inovação: o MEC premiará 100 mil professores das redes públicas com computadores e tablets.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

compartilhe