EXÍLIO COM MILEI

Réu pelo 8 de Janeiro, Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, foge para a Argentina

Léo Índio deixou o Brasil há 22 dias para buscar asilo político do governo de Javier Milei, aliado de Bolsonaro

Publicidade
Carregando...

Réu no STF pelos atos golpistas do 8 de Janeiro, Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, sobrinho de Jair Bolsonaro, fugiu para a Argentina. Usando o nome “Léo Bolsonaro”, ele afirmou que foi buscar exílio no país de Javier Milei.

O sobrinho de Bolsonaro foi eleito suplente de vereador em Cascavel, no Paraná, em 2024. Ele deixou o Brasil há 22 dias e pediu asilo por “perseguição política”. O requerimento está sob análise do governo Milei.

Segundo dados da Comissão Nacional para os Refugiados (Conare) do governo da Argentina, pelo menos 181 brasileiros tinham pedido refúgio no país entre janeiro e outubro de 2024.

No dia 28 de fevereiro, a Primeira Turma do STF aceitou, por unanimidade, a denúncia contra Léo Índio e o tornou réu por participação nos atos golpistas que depredaram as sedes dos Poderes.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele esteve presente na Praça dos Três Poderes no dia da invasão e incentivou manifestantes a permanecerem no local, além de divulgar conteúdos de apoio aos atos golpistas.

Léo Índio é réu no STF por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

A denúncia inclui crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado, previstos no Código Penal e na Lei de Segurança Nacional.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O sobrinho de Bolsonaro alega que entrou na mira da PGR porque “tirou uma foto” na Praça dos Três Poderes… enquanto os golpistas invadiam o STF, o Palácio do Planalto e o Congresso.

A coluna enviou um e-mail para a advogada que representa Léo Índio no STF, Clarice Pereira Pinto, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço continua aberto para manifestações.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay