
Como escolher e usar aparelhos que aliviam a onda de calor; descubra
Umidificador, ventilador e ar-condicionado: saiba dos benefícios, riscos e cuidados para a saúde
compartilhe
Siga noOs aparelhos domésticos são importantes aliados para driblar a onda de calor que parte do Brasil vive. Mas é preciso saber escolher, ter cuidado e saber usar para ter os benefícios esperados e não prejudicar a saúde. Umidificador, ventilador e ar-condicionado aliviam os desconfortos provocados pelas altas temperaturas.
16/11/2023 - 10:00 Onda de calor: descubra 5 frutas ricas em água e que ajudam hidratar 17/11/2023 - 10:05 Onda de calor exige atenção redobrada com os olhos 17/11/2023 - 14:00 Neste calor, descubra o que colocar no prato na hora das refeições
“Os umidificadores ajudam a manter a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, margem considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ideal para a saúde, e aliviam sintomas de doenças respiratórias”, orienta o técnico eletrotécnico da Loja Elétrica, Herbert Abreu.
Leia: Sombra disputada e água dos bares: a rotina nas ruas sob calor extremo
Herbert Abreu lembra que o equipamento não deve ficar ligado por mais de quatro horas consecutivas, pois o excesso de umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias.
Conforto térmico
Concomitantemente, os equipamentos de ar-condicionado e ventilador proporcionam conforto térmico. “Atualmente existem opções de ar-condicionado silenciosos, com a tecnologia inverter – inversor de frequência –, que oferece uma economia de 40 a 70% de energia em comparação aos modelos tradicionais”, explica o especialista.
Leia: Onda de calor: serviços de manutenção de ar-condicionado aumentam 296,3%
Entre os ventiladores, Herbert Abreu sugere observar as características técnicas para escolher o modelo mais adequado, seja de mesa, teto ou coluna. “A potência do motor pode variar entre 50 e 150 W, assim como o número de pás de hélice. Equipamentos com duas pás são mais indicados para espaços menores, enquanto as versões com seis pás são ideais para locais maiores”, ensina.