Recuperação

Preta Gil expõe desafios da ostomia e dá dica aos seguidores

Em conversa sincera e sem tabus, a cantora respondeu perguntas nas redes sociais a respeito do uso da bolsa de ileostomia, que auxiliou no funcionamento do seu sistema gastrointestinal

Publicidade
Carregando...

No último dia do mês de novembro, a cantora Preta Gil respondeu caixinhas de perguntas feitas por seguidores nas redes sociais, a respeito do uso da bolsa de ileostomia, que auxiliou no funcionamento do seu sistema gastrointestinal. No último domingo (17/12) a artista, com a autorização médica, anunciou: "Venci o câncer no intestino".

“Acho que o mais difícil foi o começo, que é o período de adaptação. É muito normal que no início várias coisas aconteçam, desde a bolsa vazar, a pele ferir, você se sentir insegura para ter uma vida social ativa e isso é uma questão de tempo mesmo", disse ela.

Leia: Conheça relatos de pessoas que aprenderam a conviver e se tornaram gratas às bolsas coletoras

A bolsa de ileostomia é um dispositivo médico que desempenha um papel vital na vida de muitas pessoas que passaram por cirurgias intestinais, como a de Preta. Conhecidas também como bolsas coletoras, elas são projetadas com foco no conforto, discrição e eficácia.

“Essa intervenção cirúrgica envolve a criação de uma abertura artificial na parede abdominal, chamada ‘estoma’, que exterioriza uma parte da alça intestinal, permitindo que as fezes sejam eliminadas diretamente para uma bolsa externa” explica Antônio Rangel, enfermeiro especialista da Vuelo Pharma, empresa dedicada ao desenvolvimento de produtos que promovem mais qualidade de vida a usuários de bolsas como essa.

Quando perguntada sobre como ela faz para controlar o odor da bolsinha, Preta responde: “Vocês não precisam sentir vergonha, gente. É normal, faz parte, mas eu tenho uma dica que pode ajudar muito vocês. Caso sinta um desconforto ao sair de casa, você pode usar um gelificador, que ajuda não só a diminuir o odor, como também na limpeza, fazendo com as fezes fiquem mais pastosas. Realmente fica tipo um gel”.

Rangel explica como o gelificador, indicado pela cantora, funciona: “As cápsulas, que devem ser colocadas dentro da bolsa, contêm grânulos de polímero acrílico com alta capacidade de absorção de líquidos. Essa composição permite a gelificação dos líquidos presentes, deixando-os numa consistência gelatinosa e garantindo que não ocorram vazamentos”.

Além disso, as cápsulas do gelificador contêm óleo essencial de lavanda, que aromatiza o conteúdo armazenado pela bolsa, oferecendo mais bem-estar e segurança aos pacientes.

Leia: Preta Gil com câncer no intestino: entenda a doença e principais sintomas

Preta também comentou sobre o spray de barreira. “O spray protege a pele da gente. É só aplicar sempre antes de colocar a placa. Você passa o spray e ele realmente faz uma barreira, ajuda na fixação e evita acidentes, protegendo a pele de qualquer infiltração que possa acontecer”.

A cantora conclui informando que tanto o gelificador quanto o dpray de barreira são distribuídos gratuitamente pela prefeitura de São Paulo: “Basta você ir a uma unidade de saúde ou um polo de curativos e solicitar ao médico ou enfermeiro estomaterapeuta”.

Tópicos relacionados:

cancer intestino preta-gil saude

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay