Você sabia que as ervas medicinais podem ser aliadas poderosas na saúde da sua pele? Consumidas como infusões, elas oferecem nutrientes que ajudam a tratar desde acne até rosácea.

“Cada chá possui propriedades que favorecem a pele de maneira distinta, seja por seu poder antioxidante, pelo efeito calmante ou por ajudar a reduzir inflamações”, explica Paula Molari Abdo, farmacêutica bioquímica pela USP, diretora técnica da Formularium, membro da ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais); e especialista em Atenção Farmacêutica pela USP.

 

Confira 6 chás que podem beneficiar a saúde da sua pele.

Chá verde: repleto de antioxidantes, o chá verde combate inflamações e ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol. “Esses antioxidantes combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele”, afirma a especialista. Estudos também indicam que o chá verde pode ser útil no combate à acne, conforme publicado na revista Science.

Chá de jasmim: indicado para auxiliar no processo de cicatrização da pele. “Ele ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação de oxigênio, além de ser antioxidante e antibacteriano, favorecendo a regeneração celular da pele”, explica Paula, que também é membro da SBRAFH (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar), da ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) e da APhA (American Pharmacists Association)

Chá de dente-de-leão: ele possui fortes propriedades anti-inflamatórias, sendo eficaz no alívio de sintomas como descamação e vermelhidão, que podem surgir em casos de psoríase ou rosácea. “Devido ao seu efeito desintoxicante, ele melhora a saúde da pele de dentro para fora”.

Chá de hortelã: com a presença do mentol, o chá de hortelã proporciona um efeito refrescante e calmante na pele, sendo particularmente benéfico para peles oleosas. “Ele ajuda a regular a produção de sebo, tornando-se uma boa opção para quem tem acne”, diz Paula Molari.

Gestantes só devem tomar chás após consulta médica para verificar se não existe risco. Algumas substâncias presentes nas plantas podem reagir com medicamentos, por exemplo, atenuando os efeitos do tratamento. Tuasaude.com
Veja agora alguns chás indicados para equilibrar o organismo e melhorar a saúde no dia a dia. congerdesign pixabay
Os chás têm propriedades que podem ajudar a prevenir doenças, auxiliar na memória, dar disposição e reduzir a ansiedade. A maioria tem efeitos antioxidantes que retardam o envelhecimento. Muitos também ajudam a evitar inflamações. E, juntando o útil ao agradável, chás podem ter aroma e sabor agradáveis. Tuasaude.com
Casca de pera: Contém antioxidantes e fibras, usada em chás para melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Contém vitamina C e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, como B2 e B6. Imagem gerada por i.a.
Em sétimo e em oitavo estão os chás gelados e quentes, respectivamente. Isso porque essa bebida dá ao corpo muito mais água do que faz com que ele perca. Freepik
Hortelã- Versátil, é usado em sucos, chás e receitas como quibe cru. Pode ser cultivado facilmente em casa. Excelente para drinks alcoólicos refrescantes. Combina bem com abacaxi. No lado fitoterápico, tem propriedades aromática, expectorante e antisséptica, entre outras. Imagem de sami algelal por Pixabay
Uma planta pouco conhecida tem propriedades para a saúde que podem surpreender pela variedade de benefícios. Ela se chama tanchagem e usada em chás pode auxiliar com ação anti-inflamatória , cicatrizante, antioxidante, expectorante, antimicrobiana e diurética. Iorsh Domínio público

Chá de alecrim: com propriedades antioxidantes e o ácido rosmarínico, um potente anti-inflamatório, o chá de alecrim contribui para a proteção da pele e auxilia na melhoria de sua elasticidade e firmeza. “Além disso, o alecrim estimula a circulação sanguínea, promovendo uma aparência mais saudável à pele”.

Chá de camomila: conhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila é ideal para aliviar a pele irritada, especialmente em casos de eczema, psoríase e rosácea. “Os flavonoides presentes na camomila têm ação anti-inflamatória, que favorece tanto a saúde quanto a aparência da pele, além de ser útil como compressa nos olhos para diminuir as olheiras”, finaliza Paula Molari Abdo.

compartilhe