Naquele instante que o apito da locomotiva ressoa, na plataforma da estação centenária no Centro de Belo Horizonte, sabe-se que é o aviso da hora de partir. Lentamente, às 7h em ponto da manhã, o mais antigo trem de passageiros do Brasil ainda em atividade, segue rumo ao Espírito Santo. No caminho, ao longo de mais de 120 anos, costura histórias ao passar por vales, acompanhar rios e atravessar túneis. Numa viagem de 13h30, o tempo se dilui ao longo dos 664 quilômetros do trajeto. Pela janela, se avista florestas, cachoeiras, sobrevoo de pássaros e borboletas. Pois, nessa viagem tranquila, é possível apreciar as belezas do lado de fora, com calma, numa viagem que inspira à arte da contemplação.
- Muito além da Praia do Morro: conheça os segredos naturais de Guarapari
- Brasil se destaca em ranking das melhores praias das Américas e Europa
O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operado pela Vale, é uma das poucas opções de transporte ferroviário de longa distância no Brasil e a única com operação diária, conectando Belo Horizonte (MG) à Cariacica (ES), na região metropolitana de Vitória. O trajeto da locomotiva atravessa 42 municípios, sendo 21 estações em Minas Gerais e 9 no Espírito Santo, oferecendo uma alternativa única para quem busca conforto, segurança e uma experiência visualmente rica. Uma boa opção para família que planeja passar as férias em Guarapari agora no meio do ano.
O trajeto inclui cidades como Barão de Cocais, Rio Piracicaba, Nova Era, Governador Valadares, Aimorés, Colatina e Baixo Guandu. Partindo de Belo Horizonte, o trem passa por áreas de mata nativa, cruza o Rio das Velhas e segue o curso do Rio Doce, com paisagens que variam de montanhas e planícies. As 30 paradas permitem embarques e desembarques em cidades estratégicas, conectando comunidades e facilitando o turismo local.
A viagem margeia o Rio Doce, passando por paisagens exuberantes da Mata Atlântica e do Cerrado, com destaque para os 17 túneis, pontilhões e formações rochosas, como a Pedra da Ibituruna, em Governador Valadares. Essa cidade, marca a metade do caminho, e a divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo é cruzada no último trecho, próximo a Cariacica.
Leia Mais
Renovação
Os passageiros da classe executiva têm acesso a poltronas reclináveis, com tomadas elétricas e luz de leitura
Em 2014, a frota do trem foi renovada, com vagões modernos fabricados na Romênia e, a partir de 2025, novos vagões chineses da CRRC foram incorporados, trazendo ainda mais conforto. Os passageiros têm acesso ao ar-condicionado em todos os vagões, poltronas reclináveis, com tomadas elétricas e luz de leitura (especialmente na classe executiva). Vagão-restaurante e lanchonete, com opções de refeições executivas, marmitex e lanches leves. Serviço de bordo, com carrinhos circulando para venda de alimentos e bebidas. Carro exclusivo para cadeirantes, com elevador e espaços adaptados, além de uma sala para pessoas neurodivergentes, equipada com brinquedos pedagógicos e isolamento acústico. Wi-Fi, embora a conexão possa ser instável, e monitores de vídeo com filmes e conteúdos gratuitos. Com uma configuração típica de 16 a 19 vagões, a capacidade do trem pode chegar a aproximadamente 1.600 passageiros.
Segurança e preços
O trajeto da locomotiva atravessa 42 municípios, sendo 21 estações em Minas Gerais e 9 no Espírito Santo
O trem da EFVM oferece uma viagem mais segura, com monitoramento por inteligência artificial, câmeras e sensores. Uma alternativa sensata às viagens de ônibus pela rodovia BR 262, conhecida por seu alto índice de acidentes e congestionamentos. Além disso, o transporte ferroviário é mais sustentável, emitindo menos poluentes e reduzindo o impacto ambiental em relação a carros e ônibus.
Outra vantagem é o preço; as passagens do trem são significativamente mais baratas que outras opções de transporte para a mesma rota, como ônibus ou avião, tornando-o uma escolha econômica para viagens interestaduais. Além disso, há descontos de 50% para idosos (acima de 60 anos com renda de até dois salários mínimos) e pessoas com deficiência, válidos na classe econômica.
Valores:
Trajeto completo (Belo Horizonte – Cariacica ou vice-versa)
Classe econômica: R$ 81
Classe executiva: R$ 116
Tempo de Viagem
A viagem completa entre Belo Horizonte e Cariacica leva, em média, 13 horas e 30 minutos, com partidas diárias às 7h em ambos os sentidos. O trem sai de Belo Horizonte às 7h e chega em Cariacica às 20h30, enquanto no sentido inverso, parte de Cariacica às 7h e chega a Belo Horizonte às 20h30. O percurso pode sofrer atrasos devido às 30 paradas ou contratempos operacionais, mas a Vale mantém um sistema de monitoramento para garantir segurança e eficiência. Há também um trem adicional entre Itabira e Nova Era (MG) para trajetos.
Serviço:
Leve um agasalho devido ao ar-condicionado forte e identifique sua bagagem, que deve somar até 35 kg por passageiro. Para mais informações, contacte o Alô Vale: 0800 285 7000. As passagens podem ser adquiridas com até 30 dias de antecedência pelo site da Vale , no app “Trem de Passageiros” (iOS e Android) ou em pontos de venda nas estações.