Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Defesa Civil interdita Vilarinho, em BH, para treinamento contra inundações - Gerais - Estado de Minas-lugardafinancas.com

Jornal Estado de Minas

TEMPORADA DE CHUVA

Defesa Civil interdita Vilarinho, em BH, para treinamento contra inundações

Defesa Civil de Belo Horizonte fechou Avenida Vilarinho na manhã deste sábado (2/10) para treinamento contra inundações (foto: Roger Victor / Defesa Civil de Belo Horizonte)
A Defesa Civil de Belo Horizonte realiza na manhã deste sábado (2/10) um treinamento contra inundação na avenida Vilarinho, Região de Venda Nova. Para isto, a via vai ser interditada das 9h40 e às 9h50 vai ser feito o desbloqueio.





Em setembro, o treinamento foi feito na Avenida Tereza Cristina e a previsão é de que outros pontos de frequentes alagamentos durante o período chuvoso passem pela mesma atividade. As regiões são palco de inundações em BH quando começam o período de chuvas.
 
Leia: Entenda por que há tantas enchentes na Avenida Vilarinho
 
A região de 16 acessos da Vilarinho entre a Avenida Cristiano Machado e a Rua Bernardo Ferreira da Cruz figura como uma armadilha. Ali se localiza a maior – mas não a única – mancha de inundações da avenida, devido à saturação da galeria subterrânea que comporta o curso do Córrego Vilarinho e o encontro de cinco cursos d’água.

E foi justamente nesse local que as vias se tornaram rios e três pessoas morreram: duas dentro do carro e uma ao descer do veículo e cair em duto da galeria de um córrego, em 2018. A quarta vítima mergulhou em outro trecho inundado. A área tem aproximadamente 100 mil metros quadrados e engloba a Estação Venda Nova.





Mas, um passo foi dado para colocar o fim do perigo na região. Um convênio da prefeitura de Belo Horizonte com a Caixa Econômica Federal custeia a segunda etapa das obras contra enchentes da Avenida Vilarinho. A resposta para as frequentes cheias para o Executivo municipal passa pela construção de três reservatórios profundos para armazenar água dos córregos Vilarinho e Nado e do Ribeirão Isidoro. Uma reportagem do Estado de Minas detalha todas obras previstas para resolver o problema nesta região.
 
 

Enquanto a obra não é finalizada, a Defesa Civil se une com a BHTrans, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), a Guarda Municipal de Belo Horizonte, a Defesa Civil e Guarda Municipal de Contagem, a Transcon, a Polícia Militar Rodoviária, a concessionária Via 040 e moradores voluntários do Núcleo de Alerta de Chuva para o treinamento contra inundações na região.

Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira, o fechamento da via impede que as pessoas sejam surpreendidas no percurso e salva vidas. “A Defesa Civil mantém um monitoramento permanente da quantidade de água que cai na cidade através dos pluviômetros, a variação do nível dos córregos através dos pluviômetros, imagens de radar e o sistema de coordenação através dos centros de operações da PBH. A partir do momento que é identificado uma situação de risco, as equipes são mobilizadas e é feito um fechamento preventivo da via para que as pessoas não acessem e sejam surpreendidas. Tivemos vários fechamentos muito exitosos nos últimos anos que impediram que pessoas fossem surpreendidas. Essa prática foi apresentada à Defesa Civil Nacional e está sendo indicada para outros estados”, ressaltou.





audima