CINEMA

Casa Fiat exibe filmes franceses de graça em seu jardim

Filmes do acervo da Cinemateca da Embaixada da França terão sessões desta quarta (16/7) até sexta. "Gângsteres de casaca", com Alain Delon, é o destaque de hoje

Publicidade
Carregando...


Durante anos, a Casa Fiat de Cultura manteve uma programação cinematográfica regular em sua antiga sede, no bairro Belvedere. No auditório do prédio, eram realizadas sessões de filmes franceses e italianos que atraíam um público assíduo. A tradição foi interrompida em 2014, quando a instituição se transferiu para a Praça da Liberdade, passando a ocupar o edifício do antigo Palácio dos Despachos.


Desde então, a Casa Fiat realizou inúmeras mostras, feiras e oficinas, mas ainda não havia retomado as sessões de cinema. Agora, a sétima arte volta à programação. Desta quarta (16/7) a sexta, os jardins da Casa se transformam em um cinema a céu aberto para receber a mostra “Cena francesa”, com exibições gratuitas de curtas e longas-metragens.


As sessões serão realizadas ao ar livre, com cadeiras para até 300 pessoas e pipoca grátis. Para participar, é necessário retirar ingresso pelo Sympla. “Hoje não temos uma estrutura fixa para cinema, mas contamos com um espaço ao ar livre amplo e muito bonito, com cerca de 70 mangueiras centenárias preservadas pela Casa Fiat”, afirma Ana Vilela, gestora cultural da instituição.


Programação de inverno


A mostra faz parte da programação de inverno “Na sombra das mangueiras”, que tradicionalmente é realizada no espaço aos fins de semana e inclui atividades como saraus, oficinas, apresentações de jazz e bate-papos.


A iniciativa surgiu a partir de um intercâmbio cultural envolvendo a Aliança Francesa e a Embaixada da França no Brasil. No primeiro semestre do ano, a cultura brasileira esteve em destaque na França. Agora, a cultura francesa será celebrada aqui.


Os filme exibidos pertencem ao acervo da Cinemateca da Embaixada da França. “São obras que não foram apresentadas no circuito comercial, então praticamente nunca foram vistas, ou foram muito pouco exibidas”, diz Ana Vilela. Os títulos foram disponibilizados pela embaixada especialmente para a mostra, e a curadoria ficou a cargo de uma comissão interna da Casa Fiat de Cultura.


Os filmes serão projetados em telões infláveis, em duas sessões diárias, às 17h30, voltada ao público infantil e às famílias, com curtas-metragens; e às 19h, com longas para o público geral. A seleção reúne clássicos, animações, comédias e dramas contemporâneos.


Hoje (16/7), às 17h30, serão exibidos os curtas “Vanille” (Guillaume Lorin), sobre as descobertas de uma menina parisiense em viagem à ilha de Guadalupe; “A pequena viagem” (Emily Worms), a animação “Nuvem” (Christian Narváez e Diego Estrada) e “Uma pedra no sapato” (Éric Montchaud). Às 19h, o público poderá assistir a “Gângsteres de casaca”, de Henri Verneuil, estrelado pelo astro Alain Delon (1935-2024).


Ana Vilela destaca as singularidades do cinema francês exibido na mostra. “Tem uma estética muito própria, muitas vezes experimental, e aborda questões sociais com um olhar mais crítico e reflexivo”, comenta. Entre os temas presentes estão identidade, liberdade, afeto, tradição, transformação, relações familiares e dilemas da juventude. “São assuntos que estão na pauta da vida cotidiana hoje”, diz a gestora.


Os curtas exibidos na mostra não são legendados por conterem pouquíssimos ou nenhum diálogo. Uma boa oportunidade para quem quer se aprofundar no idioma. “Há poucas palavras ao longo da narrativa. É uma forma de fazer as pessoas ouvirem e sentirem um pouco do idioma francês”, afirma.


Além do já citado “Gângsteres de casaca”, outros dois longas integram a programação “Uma questão de honra”, drama de época do ator e diretor Vincent Perez, e “Toni, em família”, de Nathan Ambrosioni, sobre a vida da personagem-título e seus cinco filhos.


Como as temperaturas devem ficar em torno dos 15°C nas próximas noites, a equipe da Casa Fiat recomenda que o público compareça bem agasalhado.


CENA FRANCESA
Mostra de cinema, com sessões às 17h30 e às 19h, nos jardins da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 - Funcionários). A programação inclui 10 filmes, exibidos desta quarta (16/7) até sexta-feira (18/7). Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos pelo Sympla.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

HOJE (16/7)

17h30
“Vanille” (2020), de Guillaume Lorin

“A pequena viagem” (2022), de Emily Worms


“Nuvem” (2024), de Christian Narváez e Diego Estrada“Uma pedra no sapato” (2020), de Éric Montchaud

19h


“Gângsters de casaca” (1962), de Henri Verneuil


QUINTA (17/7)

17h30
“A odisseia de Choum” (2019), de Julien Bisaro


“Sem parecer” (2022), de Gabriel Hénot Lefèvre


“Uma história de espinha dorsal”(2004), de Jérémy Clapin

“Encontros estranhos” (2021), de Ana Chubinidze

19h

“Uma questão de honra” (2023), de Vincent Perez emc42302 Divulgação- favor puxar fio

SEXTA (18/7)


17h30
“Vanille” (2020), de Guillaume Lorin


“Guarda-chuvas” (2020), de José Prats e Àlvaro Robles


“Athleticus” (2018), de Nicolas Deveaux

19h
“Queixo erguido” (2021), de Adrian Moyse Dullin


“Toni, em família” (2023), de Nathan Ambrosioni

Tópicos relacionados:

bh cinema culturabrasileira minas-gerais

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay