Morre Zita Carvalhosa, fundadora do Curta Kinoforum
Produtora de cinema, de 65 anos, teve papel de destaque na divulgação do curta nacional. Velório será nesta quarta (23/7), na Cinemateca Brasileira
compartilhe
Siga noMorreu a produtora de cinema Zita Carvalhosa, uma das principais divulgadoras do curta-metragem no Brasil, criadora do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, o Curta Kinoforum, que realizado desde 1990.
Zita tinha câncer. O corpo será velado nesta quarta-feira (23/7), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Leia Mais
Nascida em fevereiro de 1960, se formou em cinema pela Universidade Paris III, na França. Ela era irmã do artista plástico Carlito Carvalhosa (1961-2021).
Zita dirigia, desde 1983, a produtora Superfilmes, empresa responsável por longas como "Carvão", de Carolina Markowicz, e "Anjos da noite", de Wilson Barros, além de curtas premiados de Cao Hamburger, José Roberto Torero, Eliane Caffé e Jefferson De.
Ela foi curadora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) entre 1988 e 1995. Nesse período, desenvolveu política voltada à difusão dos curtas, aproveitando o melhor momento da chamada Lei do Curta, que obrigava cinemas a exibir curtas-metragens nacionais antes das sessões de longas estrangeiros.