Ozzy Osbourne no Brasil: do Rock in Rio à despedida em 2018
Príncipe das Trevas veio ao país por oito vezes e fez três apresentações em Belo Horizonte
compartilhe
Siga noOzzy Osbourne nos deixou nessa terça-feira (22/7), aos 76 anos. Ao longo de mais de 55 anos de carreira, ele ajudou a fundar o heavy metal e se tornou um dos artistas mais lendários do mundo. Entre turnês polêmicas, hits eternos e histórias inacreditáveis, o Brasil recebeu o artista por oito vezes — entre carreira solo e Black Sabbath — com momentos que entraram para a história do rock.
A primeira visita de Ozzy ao Brasil aconteceu em grande estilo, durante a estreia do Rock in Rio, em janeiro de 1985. Ele foi o primeiro artista a assinar contrato com o festival, em um line-up que incluía nomes como AC/DC, Scorpions, Rod Stewart e Whitesnake.
Leia Mais
Ozzy se apresentou nos dias 16 e 19, promovendo o álbum Bark at the Moon, acompanhado por Jake E. Lee (guitarra), Bob Daisley (baixo), Tommy Aldridge (bateria) e Don Airey (teclados). Apesar de ter sido obrigado a garantir em contrato que não machucaria nenhum animal — após o infame episódio do morcego em 1982 — um fã arremessou uma galinha viva no palco. O bicho saiu ileso, e o show entrou para a história.
Dez anos depois, após anunciar uma aposentadoria precoce nos anos 1990 por conta de um diagnóstico (equivocado) de esclerose múltipla, Ozzy surpreendeu os fãs ao retornar em 1995 com a turnê Retirement Sucks (Aposentadoria é uma m*rda). A turnê passou pelos festivais Monsters of Rock, em São Paulo, e Metropolitan no Rio, com um line-up que incluía Alice Cooper, Faith No More e Megadeth. Na banda de Ozzy, destaque para a presença de Geezer Butler, seu velho companheiro de Black Sabbath, no baixo.
Em 2008, foi a vez da turnê do álbum Black Rain passar por São Paulo e Rio de Janeiro. Ao lado de Zakk Wylde (guitarra), Blasko (baixo), Mike Bordin (bateria) e Adam Wakeman (teclados), Ozzy entregou dois shows memoráveis. Wylde, em São Paulo, tocou até os dedos feridos sangrarem — imagem que correu a internet na época. No Rio, ele arremessou sua guitarra para o público e precisou descer pessoalmente para buscá-la, gerando um pequeno tumulto.
Sem Zakk Wylde, mas com Gus G na guitarra e Tommy Clufetos na bateria, Ozzy voltou ao país em 2011 para a turnê do álbum “Scream”. Foi sua passagem mais longa por aqui, com cinco shows: Porto Alegre (30/3), São Paulo (2/4), Brasília (5/4), Rio (7/4) e Belo Horizonte (9/4). Uma verdadeira maratona de clássicos que celebrou todas as fases de sua carreira.
Ozzy Osbourne ergue uma bandeira do glorioso Clube Atlético Mineiro em show realizado em 2011, no Mineirinho ???????? pic.twitter.com/z0wRZ5wYPL
— Cida Falabella (@FalabellaCida) July 23, 2025
Passagens com o Black Sabbath
Em 2013, os fãs brasileiros finalmente viram Ozzy com o Black Sabbath. Promovendo o disco “13”, a banda se apresentou em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Foi a primeira vez que Ozzy veio ao país com o Sabbath, já que as visitas anteriores da banda aconteceram com outros vocalistas.
Eu realizei o meu sonho de assistir o show do Black Sabbath no Campo de Marte em 2013 e óbvio, ver o Ozzy Osbourne cantando bem de perto.
— Papai Bozo (@PapaiBozo1) July 22, 2025
Infelizmente o Príncipe das trevas nos deixou.
Descanse em Paz Ozzy ????????. pic.twitter.com/yyjlWRJIL3
Antes da despedida oficial com o Sabbath, Ozzy voltou ao país em 2015 em apresentação solo para o festival Monsters of Rock. Em São Paulo, dividiu o palco com Kiss, Judas Priest, Motörhead e outras lendas. A turnê ainda passou por Curitiba e Porto Alegre, em uma versão itinerante do festival ao lado de Judas e Lemmy Kilmister.
I Love You All!
— Ozzy Osbourne (@OzzyOsbourne) May 4, 2015
Photo from the show in Curitiba last week. pic.twitter.com/zr2aDIuGxi
Em 2016, voltou ao Brasil com o Black Sabbath. A turnê The End marcou a despedida definitiva da banda, novamente com shows nas mesmas cidades. Com Tommy Clufetos na bateria, substituindo Bill Ward, a formação ainda contava com Tony Iommi e Geezer Butler, encerrando um ciclo histórico.
R.I.P. Ozzy! ????
— Effy (@feer_steiniav) July 22, 2025
Sempre foi e sempre será um ícone!
Esse com certeza foi um dos shows mais inesquecíveis da minha vida, em 2016 na Pedreira Paulo Leminski! pic.twitter.com/pXzTevLwxF
A última vez de Ozzy em solo brasileiro aconteceu em maio de 2018. Ciente de suas limitações físicas, ele anunciou a No More Tours 2, última turnê da carreira solo. E o Brasil, mais uma vez, estava no roteiro. Foram quatro shows: São Paulo (13/5), Curitiba (16/5), Belo Horizonte (18/5) e Rio de Janeiro (20/05). Zakk Wylde voltou à banda, marcando o reencontro com o guitarrista mais emblemático de sua carreira solo. Foi o último contato do eterno Príncipe das Trevas com o público brasileiro — e ele saiu ovacionado.
Fica essa lembrança do último show de Ozzy Osbourne em SP (13/05/2018, Allianz Parque) - No More Tears.
— Marcelo Grinberg (@MarceloGrinberg) July 23, 2025
Enorme perda para o rock.#OzzyOsbourneRIP pic.twitter.com/66Zgs9Nsmk
Shows em BH
Belo Horizonte teve a sorte de receber Ozzy Osbourne em três momentos marcantes de sua trajetória. A primeira vez foi em 2011, com a turnê do álbum Scream, no Ginásio Mineirinho. Na apresentação, Ozzy recebeu uma bandeira do Atlético e cantou enrolado no símbolo do Atlético.
Em 2013, retornou com o Black Sabbath para divulgar 13, tocando na Esplanada do Mineirão. A despedida aconteceu em 2018, também no Mineirão, durante a No More Tours 2.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O cantor britânico enfrentava sérios problemas de saúde nos últimos anos, mas conseguiu se despedir dos palcos em grande estilo: seu último show foi há apenas 17 dias, no dia 5 de julho, em Birmingham, na Inglaterra, sua cidade natal.