Música

Titane celebra a força da união e da cultura popular no single 'Madeira'

Cantora mineira gravou a música com Paulo Santos, ex-Uakti, e alunos da Escola de Arte João das Neves, do MST. Clipe já está disponível no YouTube

Publicidade
Carregando...

No ano em que comemora os 40 anos de lançamento do primeiro disco e 65 de idade, Titane lança o single “Madeira”, gravado com o percussionista Paulo Santos (ex-Uakti) e o Bloco Pisa Ligeiro, formado por alunos da Escola de Artes João das Neves. A canção antecede o novo álbum da cantora mineira, previsto para este ano.

A canção sai agora, mas faz parte da vida de Titane desde 2005, quando foi criada por Sérgio Pererê e apresentada no espetáculo “Exercício número 1”, que reuniu a cantora, o dramaturgo e diretor João das Neves (1934-2018), marido dela, a terapeuta corporal Irene Ziviani e Sérgio Pererê.

“Aquele espetáculo teve como desdobramento o show 'Titane e o Campo das Vertentes’. ‘Madeira’ estava no repertório, mas na hora de gravar, nós cortamos, porque já estava muito grande”, relembra a cantora, referindo-se a um dos shows mais importantes de sua carreira.

Sucesso nas aulas

Titane e João das Neves trabalharam com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), oferecendo oficinas e colaborando para a criação da escola de arte batizada com o nome dele. “Logo no primeiro curso, jogamos esta música na sala de aula e deu muito certo. Desde então, praticamos a canção nas aulas”, ela conta.

O Pisa Ligeiro nasceu na escola como bloco de carnaval do MST. “Me dei conta de que não fazia sentido gravá-la sem o pessoal do movimento, porque nos últimos anos eu ouvia esta música com eles e a cantava com eles no bloco”, diz Titane.

A forte ligação da artista com aquelas salas de aula a levou a convidar os alunos a gravar o single. “Falei: ‘Andamos juntos há vários anos, participei da fundação da escola. Estou junto de vocês, trabalhando nos territórios e acampamentos. Agora faço o convite inverso, quero que venham para o meu território, para minha carreira, o meu disco'”, relembra.

“Madeira” é canção "inspirada na força das árvores e das florestas", diz Titane. De acordo com ela, é uma forma de reafirmar a resiliência da cultura popular e dos sem terra.

“Quando escutamos esta música, sabemos que não é para ser cantada sozinha, mas por muitas vozes. É para ser cantada no chão, para ser cantada em marcha, para ser cantada por um bloco. Ela é muito contundente, muito arrebatadora. É feliz, música que celebra a vida”, comenta.

Titane destaca a potência das canções de Sérgio Pererê. “Ao mesmo tempo em que nos levam a ter introspecção grande, a pensar intimamente, as músicas dele nos levam a abraçar as pessoas e a cantar em coro.”

A neném e os tambores do rosário

A cultura afro-mineira tem forte influência no trabalho da cantora. “Fui um bebê e uma criança que dormiu ouvindo os tambores do rosário desde sempre. A minha casa ficava em frente ao Morro do Alto São Sebastião, em Oliveira, um dos lugares onde existe um grupo muito numeroso de ternos de congado. Oliveira é tomada pelos tambores do reinado, eles ocupam a vida, os sentimentos, os pensamentos e a história das pessoas.”

Os tambores também são uma forma de reagir ao racismo estrutural no Brasil e no mundo. De acordo com Titane, eles contam a história da forma como ela realmente é. E prosseguem como elemento de seu novo álbum, em fase de produção. O nome não está definido, mas o disco trará coletivos artísticos com os quais a cantora vem dialogando nos últimos anos.

“MADEIRA”

Canção de Sérgio Pererê. Single da cantora Titane, com Paulo Santos e Bloco Pisa Ligeiro, disponível nas redes @titaneoficial e @movimentosemterra, além das plataformas Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Youtube Music. O clipe oficial está no YouTube.


* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

Tópicos relacionados:

mst musica single titane

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay