Brasileiro Adolpho Veloso vence o Critics Choice de Melhor Fotografia
Paulista de 37 anos foi premiado por "Sonhos de Trem", longa que está disponível na Netflix
compartilhe
SIGA
O paulista Adolpho Veloso, de 37 anos, venceu o prêmio de Melhor Direção de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards 2026 pelo longa norte-americano “Sonhos de trem”, disponível na Netflix.
Adolpho Veloso, o outro brasileiro cotado para o Oscar 2026
Ele disputava a categoria com Claudio Miranda (“F1”), Dan Laustsen (“Frankenstein”), Ukasz al (“Hamnet”), Michael Bauman (“Uma batalha após a outra”) e Autumn Durald Arkapaw (“Pecadores”).
A cerimônia aconteceu na noite deste domingo (4/1), em Santa Monica, na Califórnia, e teve como apresentadora a atriz e humorista Chelsea Handler.
Leia Mais
"Pecadores”, de Ryan Coogler, foi o filme com mais indicações da noite, com 17 no total. Em seguida, aparece “Uma batalha após a outra”, de Paul Thomas Anderson, com 14 indicações. Já “Frankenstein”, de Guillermo del Toro, e “Hamnet”, de Chloé Zhao, empataram com 11 indicações cada.
A premiação contou ainda com quatro novas categorias: Melhor Série de Variedades, Coordenação de Dublês, Escalação de Elenco e Som.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Sobre o que é o filme "Sonhos de trem"?
Dirigido por Clint Bentley "Sonhos de trem" acompanha a vida de Robert Grainier (Joel Edgerton), um lenhador que trabalha na construção de ferrovias nos Estados Unidos no começo do século 20. Baseado em um conto de Denis Johnson, o filme narra como o avanço da ferrovia transforma a paisagem e a rotina do protagonista. O longa foi inteiramente filmado com luz natural e câmera na mão.