Um Centro de Adulteração Veicular foi descoberto pela Polícia Civil em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, depois de uma operação em repressão aos crimes de furto, roubo e receptação de veículos. A ação, realizada na capital e na Grande BH, levou os policiais ao local onde um homem, de 33 anos, foi preso. Com ele os policias encontraram um veículo roubado em Belo Horizonte há uma semana.

A operação foi realizada na quinta-feira (3/7), na zona rural de Esmeraldas. No local, os policiais encontraram vasto material utilizado para a atividade criminosa de adulteração veicular, como lixadeiras, papel de recorte com dados de chassi, ácido nítrico, folhas de lixa e plaqueta de motor.

Segundo o delegado José Luiz Quintão Tavares, o veículo encontrado no endereço, já adulterado, pertencia a um motorista de aplicativo e foi roubado no último dia 25 de junho. Na ocasião, a vítima foi feita refém pelos ladrões e libertada na rodovia MG-20, no sentido Santa Luzia.

Um segundo carro, suspeito de ser utilizado para o cometimento de crimes, também foi apreendido no mesmo endereço, além de um revólver calibre 357 com seis munições intactas, que estava dentro do quarto utilizado pelo investigado, debaixo do travesseiro.

O homem foi autuado por adulteração de veículos e posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito, e encaminhado para o sistema prisional.

Repressão

“A operação que culminou na prisão do suspeito – já conhecido no meio policial, com um extenso prontuário criminal que vai desde desde tráfico de drogas a crimes contra o patrimônio de modo geral - é resultado de investigação feita de forma incessante, que visa desarticular organizações criminosas que têm roubado motocicletas, automóveis, caminhonetes de luxo em Belo Horizonte e na região metropolitana”, conta o delegado José Luiz.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ainda segundo ele, a participação do preso no roubo do veículo está sendo investigada. “Mas o seu papel relevante de receptador e potencialmente um responsável por adulterar o veículo para reintegrar ao mercado de forma clandestina, esse sim já foi confirmado”, explicou.

As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema criminoso. A ação foi realizada pela 2ª Delegacia Especializada em Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFRVA), vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), com apoio da Delegacia de Polícia Civil em Esmeraldas.  

compartilhe